27 de maio, 2025

Últimas:

INMET emite alerta de tempestade para Botucatu e mais de 30 cidades do Interior Paulista

Anúncios

INMET emite aviso de perigo potencial para chuvas fortes, ventos intensos e possível granizo; Botucatu está entre as cidades que devem redobrar a atenção

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade para Botucatu e outras cidades do interior de São Paulo, incluindo Bauru, Avaré, Lençóis Paulista e Lins. O aviso é válido entre 3h da madrugada de 27 de maio até 3h do dia 28 de maio de 2025, período em que há risco de chuvas intensas, ventos de até 60 km/h e queda de granizo.

Anúncios

De acordo com o INMET, o alerta está classificado no nível amarelo, que indica perigo potencial. Apesar de ser o nível inicial da escala de severidade (que inclui também os níveis laranja e vermelho), o instituto alerta para chuvas de até 50 mm/dia, além de possíveis estragos em plantações, quedas de árvores, cortes de energia elétrica e alagamentos em áreas urbanas e rurais.

Cidades Afetadas Pelo Alerta de Tempestade

O alerta engloba mais de 30 municípios paulistas, incluindo:

Anúncios

  • Botucatu, Bauru, Agudos, Lençóis Paulista, Avaré, Lins, Pirajuí, Itatinga, Getulina, Duartina, Sabino, Borebi, Cerqueira César, Lucianópolis, Promissão, Guarantã, Pratânia, Ubirajara, Paulistânia, Águas de Santa Bárbara, Cabrália Paulista, Júlio Mesquita, Arandu, Itaí, Paranapanema, Guaimbê, Pongaí, Piratininga, Presidente Alves, Avaí, Balbinos, Guaiçara e Iaras.

Recomendações de Segurança

O INMET orienta que a população:

  • Evite se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Desligue aparelhos eletrônicos em caso de tempestades com raios;
  • Mantenha-se informado por canais oficiais e procure abrigo seguro;
  • Em áreas rurais, proteja equipamentos agrícolas e animais.

A Defesa Civil dos municípios também reforça a necessidade de atenção redobrada, especialmente em áreas com histórico de alagamentos e queda de árvores.

Monitoramento Contínuo

A situação está sendo monitorada em tempo real, e a população pode receber atualizações por meio de canais oficiais como o site do INMET, apps de meteorologia e os canais da Defesa Civil.

Para informações urgentes ou ocorrências relacionadas às chuvas, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Talvez te interesse

Últimas

Em novembro de 2025, o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém (PA). Iniciativas...

Categorias