12 de novembro, 2024

Últimas:

Início “catastrófico” da temporada de incêndios florestais no Oregon (EUA) gera alarme

Anúncios

A temporada de incêndios florestais no Oregon, Estados Unidos, começou de forma explosiva, com mais de 405.000 hectares carbonizados em menos de um mês, enquanto especialistas alertam que o calor extremo e raios incomuns estão criando “condições catastróficas” para incêndios se iniciarem e se espalharem.

O estado atualmente abriga o maior incêndio florestal dos EUA, informa o Guardian. Na tarde de sexta-feira, o incêndio de Durkee havia queimado quase 117.000 hectares e estava apenas 20% contido. O incêndio forçou evacuações, fechou uma grande rodovia interestadual e até produziu seu próprio sistema climático.

Anúncios

“Nossa temporada de incêndios florestais começou de forma muito agressiva”, disse Tina Kotek, governadora do Oregon, em uma entrevista coletiva virtual na sexta-feira passada. Kotek declarou estado de emergência e as autoridades emitiram avisos de evacuação que afetam 18.000 pessoas. Os incêndios florestais geraram nuvens de fumaça prejudicial por todo o Oregon e estados vizinhos como Idaho, levando a qualidade do ar a níveis prejudiciais à saúde.

Incêndio florestal na Califórnia em 2020
Incêndio florestal na Califórnia em 2020 (Foto: San Francisco Fire Department / Divulgação)

Segundo especialistas, o início incomumente ativo da temporada de incêndios florestais do Oregon se deve em parte às condições de “seca repentina” causadas por ondas de calor sem precedentes que retiraram a umidade da paisagem antes que ela fosse incendiada por mais de mil raios em todo o estado na semana passada.

Anúncios

“Embora tenha chovido no início da temporada, não foi o suficiente para compensar o fato de que a umidade foi completamente arrancada dos solos e da vegetação por essas condições extremas de calor. Isso cria uma condição catastrófica caso ocorra um incêndio”, disse Rachel Cleetus, diretora de políticas do Programa de Clima e Energia da Union of Concerned Scientists.

O Oregon é apenas uma das várias regiões ocidentais que vêm lutando contra grandes incêndios. Na Califórnia, o incêndio Park se tornou o maior naquele estado este ano, destruindo mais de 130 casas e ameaçando milhares de outras. No Canadá, os bombeiros estão lutando contra 900 incêndios, incluindo um incêndio feroz que destruiu a pitoresca cidade montanhosa de Jasper, em Alberta.

Os cientistas associaram os riscos elevados de incêndios florestais ao aquecimento das temperaturas globais e às emissões de gases de efeito estufa.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A empresa esportiva PUMA foi incluída no Índice Laureus Sport for Good por meio do reconhecimento de várias iniciativas,...

Categorias