Anúncios
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou nesta segunda-feira (5) que vai seguir com o plano de flexibilização do lockdown com a volta do comércio não essencial, salões de beleza, academias, pubs e restaurantes ao ar livre da Inglaterra no próximo dia 12 de abril.
Com a taxa de novas infecções em queda e uma rápida vacinação em todo o Reino Unido, o país avança para o próximo estágio de reabertura na próxima semana. Johnson prometeu ir pessoalmente a um pub para tomar uma cerveja quando as atividades forem restabelecidas.
Anúncios
As pessoas devem continuar trabalhando em casa se puderem e minimizar as viagens domésticas, disse o governo, que também confirmou que está estudando um sistema de certificação de situação da Covid-19, ou passaporte de vacinação, para ajudar a retomada de eventos maiores.
4 condições para reabertura
O plano de reabertura do governo britânico prevê quatro etapas que devem ser seguidas. O país só avança para a próxima fase quando uma equipe de especialistas examinar os dados epidemiológicos disponíveis no momento.
Anúncios
- Condição 1: Programa de vacinação contra a Covid-19 tem que seguir o cronograma.
- Condição 2: Evidências de que as vacinas são eficazes na redução de infecções, hospitalizações e mortes.
- Condição 3: Níveis de novos casos não podem ser altos, o que pode aumentar as internações.
- Condição 4: Que novas variantes do vírus não interfiram na vacina ou riscos da Covid-19
Abertura completa no verão
Segundo o governo Johnson, cinemas, hotéis, estádios – até um máximo de 10 mil pessoas – e serviço dentro de restaurantes poderão abrir a partir de 17 de maio, data a partir da qual os membros de diferentes casas poderão se reunir em espaços fechados.
De acordo com o plano britânico, a reabertura total poderá ser alcançada no verão do hemisfério norte – a partir de 21 de junho. O governo diz que será avaliada inclusive a liberação de bares e boates.
Fonte: G1