14 de novembro, 2024

Últimas:

Inglaterra proíbe copos de plástico ou isopor no comércio de alimentos

Anúncios

A Inglaterra tornou-se o segundo país integrante do Reino Unido a banir talheres e pratos de plástico descartável, após leis similares entrarem em vigor na Escócia em junho. Apesar de endurecer as leis ambientais relacionadas ao lixo não biodegradável, a legislação ainda deixa brechas para o uso de isopor e outros itens plásticos.

Desde o dia 1º, caixinhas e copos de isopor estão banidos, porém as tampas usadas para manter líquidos quentes ainda são permitidas, desde que o copo não seja de material descartável, informou o portal Euronews Green.

Anúncios

A proibição inclui ainda palitos plásticos usados para amarrar balões e abrange todos os tipos de plástico descartável, incluindo biodegradáveis, compostáveis e reciclados. Mesmo se tiverem em estoque, as empresas terão de cessar o uso destes itens imediatamente, sob pena de multa e processo criminal.

Há exceções, contudo, que ainda permitirão o uso de objetos de isopor e plástico em restaurantes especializados em delivery, como caixas, bandejas e embrulhos, desde que sejam usados para acondicionar os alimentos ainda na loja, antes da entrega.

Anúncios

Em 2022, a Inglaterra já havia banido canudinhos, mexedores para coquetéis e cabos de cotonetes feitos de plástico.

A organização ambiental City to Sea observou que os ingleses seguem atrás dos escoceses em termos de lei contra os plásticos descartáveis, uma vez que a Escócia já incluiu sacolas plásticas entre as proibições. Garrafas de plástico, que são itens responsáveis por cerca de um quarto do lixo total na Inglaterra, segundo os ativistas, também estão “livres” da lei inglesa.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Doutora em educação aponta fatores que contribuem para o desempenho do Brasil e ressalta importância do pensamento criativo e crítico....

Categorias