Anúncios
Após um período de estabilidade e crescimento na indústria na região de Botucatu, o setor voltou a apresentar sinais negativos em empregabilidade durante o mês de agosto. É o que aponta a pesquisa mensal realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
No período foram encerradas oficialmente 150 vagas de trabalho nas indústrias dos 28 municípios que integram a Ciesp na região. A queda é de 57% se comparado com julho, quando o setor de transformação criou 350 postos de trabalho. Este é o segundo desempenho negativo no ano, sendo que outro resultado similar foi registrado em março.
Anúncios
Conforme o analisado pelo Ciesp, Botucatu e região foram responsáveis por alta de 4,65% no acumulado do ano, representando 1550 novos postos de trabalho nas indústrias. Desde 2014 – tendo a única exceção em 2018 -, os meses de agosto tradicionalmente apresentam retração na criação de novas vagas.
Foram responsáveis pelo desempenho negativo os setores de bebidas (-5,17%), produtos químicos (-3,02%), produtos de metal (-1,36%) e produtos alimentícios (-0,85%). No entanto, celulose e papel apresentou crescimento e encerrou agosto com alta de 4,88%, seguido por produtos de madeira (0,43%) e produtos de borracha (0,40%).
Anúncios
A regional de Botucatu do Ciesp agrega 28 municípios cujo parque industrial é diversificado e atende às características de suas sedes.
Entre as localidades pertencentes à divisão administrativa da entidade estão Avaré, Lençóis Paulista, São Manuel, Pardinho, Bofete, Conchas, Anhembi, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga, entre outras.
O levantamento do Ciesp e da Fiesp são considerados termômetros do nível de empregabilidade, já que antecede o balanço oficial do Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged).
Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral