20 abril, 2024

Últimas:

Indústrias da região demitem mais de mil trabalhadores em maio. Botucatu tem retração de 2,37%

Anúncios

Dispensas nos segmentos calçadista e de vestuário influenciaram uma nova queda no estoque de trabalhadores formais da industrial regional. A indústria local eliminou aproximadamente 1.050 postos de trabalho, segundo informações da pesquisa Nível de Emprego Industrial divulgadas na quarta-feira (14), pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

As demissões representam o recuo de 2,01% em relação ao número de operários no território em abril. Os dados se referem às fábricas localizadas nos 34 municípios da diretoria regional do Ciesp de Araçatuba. A região teve o terceiro pior desempenho do Estado, atrás apenas das diretorias de Sorocaba (com queda de 5,68% no nível de emprego) e Botucatu (retração de 2,37%). É o terceiro maio consecutivo que o mercado de trabalho industrial da região registra um saldo negativo.

Anúncios

QUINTO MÊS
O desempenho do quinto mês de 2017 é ainda pior do que o observado na manufatura local no mesmo período do ano passado. O nível de emprego caiu 1,17%, na época, o que significou uma perda de 700 empregos formais. 

A indústria da região apresentou também o segundo mês de cortes seguido. Em abril deste ano, o setor encerrou 150 postos de trabalho, o que representou uma queda de 0,27% no emprego formal da indústria local. O recuo de 78,13% no estoque de operários do segmento de confecção de artigos do vestuário e acessórios e a retração de 1,78% da produção de artefatos de couro, calçados e artigos para viagem foram os indicadores que mais impactaram no resultado geral da manufatura regional em maio deste ano. 

Anúncios

Apesar disso, o ramo calçadista apresenta um viés de alta no acumulado dos primeiros cinco meses de 2017, com uma elevação de 6,46%. Já o setor de vestuário regional registra uma perda de 83,72% no nível de emprego de janeiro a maio. 

ACUMULADO
A indústria da região como um todo teve um aumento de 150 postos de trabalho, no acumulado do ano, o que representa uma alta de 0,26%. Já nos 12 meses até maio, a diretoria de Araçatuba soma o fechamento de aproximadamente 2,9 mil postos de trabalho, equivalente à queda de 5,4% no desempenho do emprego industrial. 

ESTADO
A indústria paulista demitiu 3 mil funcionários em maio. No acumulado do ano até maio, foram criadas 19,5 mil vagas, com aumento do nível de emprego de 0,90%. As contratações das usinas de açúcar e álcool contribuíram para que as demissões não ultrapassassem a marca de 4 mil postos ante abril, explicou o diretor titular do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp), Paulo Francini. “Infelizmente, ainda não existe sinal de recuperação do emprego na indústria paulista, como se esperava. Excluindo as usinas de açúcar e álcool, teríamos um saldo de apenas 1.000 contratações ao longo dos cinco meses deste ano”, disse.

Segundo a Fiesp, a geração de postos de trabalho em maio aconteceu em oito dos 22 setores pesquisados no mês. Outros seis segmentos mantiveram o quadro de funcionários estável, enquanto oito registraram desempenho negativo. A indústria alimentícia teve destaque, com a criação de 878 vagas. Na sequência aparecem: produtos têxteis (736), produtos diversos (668) e móveis (462).

Fonte: Folha da Região

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias