25 de agosto, 2025

Últimas:

Industria de Botucatu perde 15,72% das vagas

Anúncios

 

O nível do emprego na indústria em Rio Preto (região composta por Botucatu e mais 101 municípios) apresentou resultado negativo no mês de dezembro de 2017, de acordo com a Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo, realizada pela Fiesp e pelo Ciesp. A variação atingiu a marca de -1,23%, resultando no fechamento de 1.050 postos de trabalho.

Anúncios

Em novembro, o índice foi de -1,07%, o que representou a perda de 950 postos de trabalho no segmento em 102 municípios da região de Rio Preto.

O saldo total acumulado em 2017 ficou em -1,26%, representando uma queda de aproximadamente 1.100 postos de trabalho.

Anúncios

O nível do emprego industrial em Rio Preto no mês de dezembro/2017 foi influenciado pelas variações negativas de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (-7,31%); Coque, Petróleo e Biocombustíveis (-7,99%); Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (-2,50%) e Produtos Alimentícios (-0,56%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.

Para o presidente da diretoria regional do Ciesp de Rio Preto, Luis Fernando Lucas, embora o número tenha sido negativo, não há motivos de alerta. “Ainda não temos um sinal claro de retomada da economia, então muitas vezes a alternativa são as demissões. Outro fator que leva a esse número é a sazonalidade, que é comum para época. Se nos próximos meses o resultado também for negativo, aí sim há motivo de alerta”, disse Lucas.

Em relação ao mesmo período em 2016, temos um cenário melhor, já que em dezembro de 2016 o resultado foi negativo em 1,63%.

No Estado

O Estado de São Paulo teve 35 mil postos de trabalho na indústria fechados em 2017. Apesar do número alto, foi o melhor resultado desde 2011 (quando registrou saldo de – 1.500). A variação acumulada do ano foi de – 1.62%, sem ajuste sazonal. Já a variação apontada para o mês de dezembro de 2017, quando foram fechadas 33 mil vagas, foi de -1,53 em relação a novembro, também sem ajuste sazonal.

Indicadores regionais

Das 36 regiões do estado consideradas na pesquisa, 8 tiveram desempenho positivo em relação ao emprego e 28 ficaram negativas.

Os destaques ficaram com Limeira, com uma alta de 7,51% no ano, Araraquara, com 3,09% de expansão e Mogi das Cruzes (1,93%). O resultado está relacionado a produtos diversos e veículos automotores e autopeças em Limeira, outros equipamentos de transporte e produtos de borracha e plástico em Araraquara e produtos têxteis e alimentícios em Mogi das Cruzes.

As piores performances ficaram com Botucatu, perda de 15,72% de vagas, Araçatuba (-9,38%) e São João da Boa Vista (-8,29%). Isso em decorrência dos setores de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos e produtos minerais não metálicos em Botucatu, confecção de artigos de vestuário e acessórios e móveis em Araçatuba e produtos de minerais não metálicos e produtos de borracha e material plástico em São João da Boa Vista.

Fonte: Diário da Região

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Homem de 30 anos foi encontrado morto dentro de casa; ele deixa dois filhos A Polícia Civil segue investigando...

Categorias