11 de janeiro, 2026

Últimas:

Incêndios saem de controle na Austrália e queimam 350 mil hectares

Anúncios

No sudeste da Austrália, incêndios florestais fora de controle devastaram 350 mil hectares de mata no estado de Victoria, destruindo mais de 300 estruturas, incluindo casas, e deixando milhares de pessoas sem energia, informou a polícia neste domingo, segundo a Reuters. Restos humanos foram encontrados.

As autoridades afirmaram que esses incêndios são os piores a atingir o sudeste desde os incêndios do “Verão Negro” de 2019-2020, que destruíram uma área do tamanho da Turquia e mataram 33 pessoas. Os restos humanos foram encontrados perto de um veículo próximo à cidade de Longwood, a cerca de 110 km ao norte da capital do estado, Melbourne; a vítima ainda não foi identificada.

Anúncios

A primeira-ministra de Victoria, Jacinta Allan, disse que mais de 30 incêndios estavam ativos em todo o estado. Na vizinha Nova Gales do Sul, que inclui Sydney, vários incêndios próximos à fronteira com Victoria estavam em estado de perigo máximo, informou o Serviço Rural de Incêndios do estado.

“Esses incêndios não serão contidos antes que o tempo fique quente, seco e ventoso novamente”, disse Chris Hardman, chefe do Corpo de Bombeiros Florestais de Victoria, à emissora Australian Broadcasting Corporation.

Anúncios

O primeiro-ministro Anthony Albanese disse que o governo federal ofereceria financiamento emergencial aos moradores e agricultores atingidos pelos incêndios florestais. “Estima-se que milhares de cabeças de gado provavelmente foram afetadas”, disse Albanese em declarações televisionadas.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Veículo estava estacionado em rotatória na região da Vila Real e caso foi registrado pela Polícia Civil Uma motocicleta...

Categorias