Anúncios
No sudeste da Austrália, incêndios florestais fora de controle devastaram 350 mil hectares de mata no estado de Victoria, destruindo mais de 300 estruturas, incluindo casas, e deixando milhares de pessoas sem energia, informou a polícia neste domingo, segundo a Reuters. Restos humanos foram encontrados.
As autoridades afirmaram que esses incêndios são os piores a atingir o sudeste desde os incêndios do “Verão Negro” de 2019-2020, que destruíram uma área do tamanho da Turquia e mataram 33 pessoas. Os restos humanos foram encontrados perto de um veículo próximo à cidade de Longwood, a cerca de 110 km ao norte da capital do estado, Melbourne; a vítima ainda não foi identificada.
Anúncios
A primeira-ministra de Victoria, Jacinta Allan, disse que mais de 30 incêndios estavam ativos em todo o estado. Na vizinha Nova Gales do Sul, que inclui Sydney, vários incêndios próximos à fronteira com Victoria estavam em estado de perigo máximo, informou o Serviço Rural de Incêndios do estado.
“Esses incêndios não serão contidos antes que o tempo fique quente, seco e ventoso novamente”, disse Chris Hardman, chefe do Corpo de Bombeiros Florestais de Victoria, à emissora Australian Broadcasting Corporation.
Anúncios
O primeiro-ministro Anthony Albanese disse que o governo federal ofereceria financiamento emergencial aos moradores e agricultores atingidos pelos incêndios florestais. “Estima-se que milhares de cabeças de gado provavelmente foram afetadas”, disse Albanese em declarações televisionadas.
Fonte: Um Só Planeta