Anúncios
A área atingida por incêndios florestais na Califórnia, Estados Unidos, aumentou de tamanho neste sábado (10). Na parte sul do estado, próximo a Malibu, a região destruída pelo fogo dobrou de tamanho e chegou a 282 quilômetros quadrados, segundo informação da agência Associated Press. Ali, as equipes de resgate encontraram dois corpos. Considerando as outras nove vítimas do fogo também no norte californiano, o total de mortos subiu para 11.
Esses dois corpos foram encontrados em uma região menos populosa de Malibu, perto de Los Angeles. A cidade, à beira do mar, é conhecida por abrigar celebridades. Por causa do fogo, famosos como Lady Gaga e Kim Kardashian tiveram de deixar suas mansões.
Anúncios
Os bombeiros de Los Angeles estimam que o fogo tenha destruído 150 casas no sul da Califórnia. Para evitar mais danos, há ordem de evacuação para outras 250 mil casas.
Segundo o governo dos EUA, o sul da Califórnia passa por uma seca grave. O estado saiu em 2017 de um período de estiagem de cinco anos. Em 2018, porém, outra estação seca atingiu os californianos – e, desta vez, os moradores da parte norte também foram afetados.
Anúncios
No início da noite, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o número de pessoas que tiveram de deixar suas casas devido aos incêndios na Califórnia, somando sul e norte do estado, chegou a 52 mil. Pelo Twitter, ele disse que mais de 4 mil bombeiros trabalham para conter as chamas.
“Se as pessoas não saírem rapidamente, correm o risco de serem pegas pelo fogo.”, disse Donald Trump, pelo Twitter.
Norte da Califórnia
O norte da Califórnia, inclusive, sofre com incêndios ainda mais graves do que os que castigam o sul do estado. Lá, a área em chamas chegou a 404 quilômetros quadrados de extensão neste sábado. Mais de 6,7 mil construções foram destruídas pelo fogo, segundo a AP.
Paradise, uma cidade de 27 mil habitantes fundada no início do século XIX, foi completamente destruída pelo incêndio. Desde quinta-feira, nove pessoas foram encontradas mortas na região – quase todas em rodovias ou do lado de fora das casas, o que indica que tentavam fugir das labaredas.
Até sexta-feira, na região, 150 mil pessoas tiveram de deixar suas casas por causa dos incêndios.
Trump culpa governo californiano
Mais cedo, o presidente Trump culpou o governo da Califórnia pela “má administração das florestas” que, segundo ele, provocou os devastadores incêndios do estado e ameaçou cancelar futuras ajudas federais.
“Não há razão para esses incêndios florestais enormes, mortais e onerosos na Califórnia, exceto pelo fato de a gestão florestal ser tão pobre. Bilhões de dólares são dados todos os anos e tantas vidas foram perdidas, tudo por causa da má administração das florestas. Ou se remedia agora ou não haverá mais pagamentos federais!”, afirmou Trump no Twitter.
O presidente americano aprovou uma declaração de emergência para o estado, que oferece às regiões afetadas ajuda e suporte aéreo, mas afirmou que poderia não voltar a fazer isso no futuro.
Fonte: Yahoo!