24 abril, 2024

Últimas:

Incêndio na Vila Cardia destrói vagões de passageiros abandonados em Bauru

Anúncios

Novos focos de incêndio foram registrados na tarde desta sexta-feira (18) na Vila Cardia, em Bauru (SP), mesma região onde um dia antes uma grande queimada em área de mata se aproximou do local onde há vários tanques de distribuidoras que armazenam combustíveis.

O fogo desta sexta-feira atingiu a área de mata nas proximidades dos trilhos de uma linha férrea onde existe um pátio no qual estão parados vários vagões de trem abandonados. Um deles, de passageiros, foi totalmente consumido pelas chamas, e outros também acabaram atingidos.

Anúncios

Novo foco de incêndio na Vila Cardia destrói vagões de passageiros abandonados em Bauru — Foto: Fernando Savioli/TV TEM
Novo foco de incêndio na Vila Cardia destrói vagões de passageiros abandonados em Bauru (Fotos: Fernando Savioli/TV TEM)

O local é também bem próximo do Jardim Guadalajara, bairro onde nesta quinta-feira (17) moradores recorreram a baldes e mangueiras para tentar debelar um incêndio que atingiu uma praça do bairro.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros permaneceu na região do incêndio até o por volta das 16h, quando o incêndio foi controlado. Ninguém se feriu.

Anúncios

Em nota, a Rumo, empresa responsável pelo pátio, informou que o fogo começou na vegetação e atingiu os vagões desativados. A nota reforça que a situação no local já foi controlada pelos bombeiros e segue sendo monitorada por equipes da concessionária.

Danos em área de mata atlântica

Os bombeiros controlaram após mais de 24 horas as chamas que atingiram a Estação Ecológica de Bauru (SP). O fogo, que começou na tarde quarta-feira (16), só foi totalmente controlado na noite desta quinta-feira (17).

Especialistas estimam que cerca de um terço da área da Estação Ecológica de Bauru já foi consumido pelas chamas — Foto: Marco Previdello/TV TEM
Especialistas estimam que cerca de um terço da área da Estação Ecológica de Bauru já foi consumido pelas chamas (Foto: Marco Previdello/TV TEM)

Nesta sexta-feira (18), equipes ainda trabalhavam na área para prevenir novos focos de incêndio, já que o clima está bastante quente na cidade.

De acordo com a tenente da Polícia Militar Ambiental, Ana Arruda, ainda não é possível estimar a área total devastada pelo fogo, mas entre 40 e 50% dos quase 300 hectares de mata atlântica da reserva foram atingidos.

Incêndio atingiu entre 40 e 50% da área da reserva de mata atlântica  — Foto: TV TEM/ Reprodução
Incêndio atingiu entre 40 e 50% da área da reserva de mata atlântica (Foto: TV TEM/ Reprodução)

“É um prejuízo considerável tem em vista que a unidade de preservação é mantida sobre vigilância desde 1987 para gente tentar preservar esse resquício de mata atlântica na região”, destaca.

Ainda segundo a tenente, a Polícia Civil foi acionada para investigar o que pode ter causado o incêndio. Se caso foi constado que foi criminoso e foi possível identificar o culpado ele pode ser autuado por crime ambiental.

Bombeiros trabalham mais de 24 horas para conter queimada na Estação Ecológica de Bauru  — Foto: TV TEM/Reprodução
Bombeiros trabalham mais de 24 horas para conter queimada na Estação Ecológica de Bauru (Foto: TV TEM/Reprodução)

Cerca de 300 espécies de animais, entre aves, répteis e mamíferos vivem na área da Estação Ecológica, segundo o zootecnista Luiz Pires, que esteve no local para avaliar o impacto para fauna e flora.

“Um outro agravante é que essa área de preservação é praticamente uma ilha, todo entorno é de plantação de eucalipto e pastos. Então mesmo os animais que conseguiram fugir dessa queimada, o entorno não oferece condições de abrigo e alimentação para essas espécies.”

Ainda de acordo com o zootecnista, nesta época do ano começa a reprodução das aves e como grande parte das copas das árvores foi afetada, o ciclo de reprodução será prejudicado.

Mais de 150 espécies de aves vivem no local em Bauru — Foto: TV TEM / Reprodução
Mais de 150 espécies de aves vivem no local em Bauru (Foto: TV TEM / Reprodução)

O fogo ainda se espalhou por uma plantação de eucaliptos que fica próxima da reserva. Postes de iluminação que eram de madeira também foram consumidos pelas chamas e companhia de energia elétrica faz a substituição nesta sexta-feira.

Ainda de acordo com o zootecnista, nesta época do ano começa a reprodução das aves e como grande parte das copas das árvores foi afetada, o ciclo de reprodução será prejudicado.

Combate às chamas

Para controlar as chamas, bombeiros e brigadas de incêndio da região, além do helicóptero Águia, trabalham no espaço. Uma equipe de Marília com 24 bombeiros também foi até o local no início da tarde para ajudar no combate.

Incêndio atingiu área de Mata Atlântica em Bauru — Foto: TV TEM/Reprodução
Incêndio atingiu área de Mata Atlântica em Bauru (Foto: TV TEM/Reprodução)

Segundo um produtor rural vizinho à reserva, as chamas começaram depois que um transformador estourou na propriedade ao lado ainda na noite de terça-feira (15). No entanto, as causas ainda vão ser apuradas pela perícia técnica.

Incêndio próximo à Estação Ecológica de Bauru na tarde desta quinta-feira — Foto: Fernando Savioli/TV TEM
Incêndio próximo à Estação Ecológica de Bauru na tarde desta quinta-feira (Foto: Fernando Savioli/TV TEM)

Na tarde de quinta-feira, muita fumaça ainda podia ser vista por motoristas que passavam pela Rodovia Cezário José de Castilho, numa área de plantação de eucaliptos, próxima à Estação Ecológica. Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação contava com três frentes de trabalho para tentar conter o avanço das chamas.

Vegetação ficou destruída após queimada na Estação Ecológica de Bauru — Foto: TV TEM/Reprodução
Vegetação ficou destruída após queimada na Estação Ecológica de Bauru (Foto: TV TEM/Reprodução)

Fonte: G1

Últimas

Polícia Civil investiga furto em condomínio de Botucatu; possível participação de moradora no crime é apurada

23/04/2024

Anúncios Residência foi alvo de roubo no dia 19/04; imagens de câmeras de segurança auxiliam nas...

Categorias