Anúncios
O incêndio na serra de São Pedro (SP), cidade turística o interior de São Paulo, consumiu uma área estimada de 20 mil metros quadrados até a tarde desta segunda-feira (14), segundo a prefeitura. O combate às chamas ocorre em duas frentes, uma ao pé da serra e outra no alto, desde de sábado (12) e foram parcialmente controladas nesta segunda. O helicóptero Águia, da Polícia Militar (PM), prestou apoio.
As chamas atingem uma área perto do Parque do Voo Livre Celso Gonçalves da Fonseca. A prefeitura informou que, como não há salto na segunda, não houve prejuízo aos frequentadores. Além disso, nenhuma outra atividade da cidade foi suspensa ou afetada pelo incêndio.
Anúncios
Duas frentes de combate
Uma das frentes de atuação é composta por brigadistas, Defesa Civil e outros funcionários da prefeitura. Eles estão posicionados no alto da serra e, segundo a prefeitura, atuam até a tarde desta segunda. A previsão é que essa equipe faça uma avaliação na manhã de terça-feira (14).
Esta frente utilizou 60 mil litros de água em cinco viagens do caminhão-pipa. Já o Águia decolou às 12:52h e retornou às 15:38. Foram feitos 25 lançamentos de água (540 litros) com o bambi bucket, um balde dobrável com válvula que é usado em helicópteros de combate à incêndio.
Anúncios
“O Águia é requisitado em incêndios com focos em locais de difícil acesso e íngremes, como é o caso do fogo que atinge a encosta da serra de São Pedro”, informou a prefeitura, em nota.
A outra frente, composta por equipes dos bombeiros, fica posicionada no pé da serra, no bairro Capim Fino. A previsão é de que eles mantenham o combate na terça-feira.
Apesar da área queimada, a primeira análise no local indica que a vegetação mais atingida é rasteira e a copa das árvores está preservada. As causas do incêndio são desconhecidas, segundo os bombeiros.
Fonte: G1