28 março, 2024

Últimas:

Incêndio na Chapada dos Veadeiros é extinto após 16 dias, diz ICMBio

Anúncios

O incêndio que durante mais de duas semanas destruiu 75,4 mil hectares na Chapada dos Veadeiros foi extinto, anunciaram neste domingo (11) o Corpo de Bombeiros e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Em nota, as entidades afirmaram que o controle das chamas foi possível após operações noturnas e também com a ajuda da chuva.

Anúncios

Registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicaram que na sexta (9) caiu uma chuva leve, de 1,2mm, em Alto Paraiso e em Caiapônia. Já em São Simão, foram apenas 0,2 mm.

Até sábado (10), 123 profissionais, entre bombeiros, brigadistas do ICMBio, voluntários, policiais militares e equipes da Prefeitura de Alto Paraíso, atuavam para combater o incêndio.

Anúncios

Após 16 dias, termina incêndio que destruiu mais de 75 mil hectares de vegetação na Chapada dos Veadeiros  — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Incêndio na Chapada dos Veadeiros é extinto após 16 dias (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Após avaliação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) neste domingo, as corporações informaram que satélites não detectaram mais focos de calor na região. A extinção das chamas foi confirmada por um drone.

Mais de 75 mil hectares destruídos

O fogo teve início no dia 25 de setembro, em uma propriedade rural no município de Cavalcante, no interior da Área de Proteção Ambienta (APA) do Pouso Alto.

Incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás — Foto: Rede Contra Fogo/Arquivo Pessoal
Incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás (Foto: Rede Contra Fogo/Arquivo Pessoal)

Segundo a nota dos bombeiros e do ICMBio, dos 75.455 hectares destruídos pelo fogo, 24 mil são no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o que corresponde a 10% de sua área total. Outros 51 mil hectares estão na APA Pouso Alto, o que corresponde 6% da Unidade de Conservação.

Ao longo dos 16 dias de combate às chamas, 250 profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Goiás (CBMGO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/PREVFOGO) e Brigadistas Voluntários da Rede Contra Fogo e da Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (BRIVAC), atuaram na região. Eles tiveram o apoio de cinco aviões, um helicóptero e 30 veículos.

Fonte: G1

Últimas

É hora de planejar os estudos para as provas de vestibular

É hora de planejar os estudos para as provas de vestibular

28/03/2024

Algumas dicas podem ajudar os candidatos na organização do melhor caminho a seguir para conquistar boa...

Categorias