07 de janeiro, 2025

Últimas:

Incêndio florestal na Grécia é “o pior em solo europeu em anos”, diz Copernicus

Anúncios

As chamas de mais um incêndio florestal na Grécia destruíram dezenas de milhares de hectares de terra apenas no nordeste do país, no que o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, diz ser o maior incêndio florestal registrado em solo europeu em anos. “A Grécia está atravessando o ano mais difícil, em termos de condições climáticas, na história do registo e recolha de dados meteorológicos”, disse o porta-voz do governo, Pavlos Marinakis, informa a Reuters.

Segundo Marinakis, as equipes de bombeiros combatem mais de 500 incêndios florestais que eclodiram em toda a Grécia desde a última semana. Embora os incêndios florestais de verão sejam comuns na Grécia, o governo afirma que as mudanças climáticas tornaram-nos mais intensos este ano. “É a combinação de altas temperaturas, secas e ventos que infelizmente criam as condições ideais para incêndios florestais com comportamento extremo”, disse.

Anúncios

O incêndio de Evros, o maior na Grécia, já causou pelo menos 20 mortes. Os bombeiros encontraram 18 corpos em uma floresta na terça-feira (22), um na segunda (21) e outro na quinta (24). Como não há desaparecimento de ninguém na área, as autoridades pensam que as vítimas podem ter sido requerentes de asilo que cruzaram a fronteira próxima com a Turquia.

A equipe grega de identificação de vítimas de catástrofes trabalha para identificar os restos mortais e foi criada uma linha telefônica direta para potenciais familiares das vítimas entrarem em contato com as autoridades. Um homem que supostamente tentava salvar seu gado do avanço das chamas no centro da Grécia também morreu na segunda-feira.

Anúncios

Prisão de dois homens

Funcionários do corpo de bombeiros na Grécia prenderam dois homens por supostamente iniciarem incêndios florestais propositalmente. Um deles foi detido na ilha de Evia por alegadamente atear fogo a folhas secas na zona de Karystos. O corpo de bombeiros disse que o homem confessou ter provocado outros quatro incêndios na área em julho e agosto.

Um segundo homem detido na área de Larissa, no centro da Grécia. “O que está acontecendo não é apenas inaceitável, mas também desprezível e criminoso” disse Vassilis Kikilias, ministro da crise climática e da proteção civil da Grécia, segundo o The Guardian.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Dados recentes do varejo apontam que o mercado interno apresentou bons resultados em vários segmentos no ano de 2024, mas...

Categorias