22 de abril, 2025

Últimas:

Incêndio em abrigo para pessoas vulneráveis deixa 4 mortos em São José dos Campos

Anúncios

Um incêndio em um abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade social deixou quatro pessoas mortas no centro de São José dos Campos, no interior de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (10). As chamas já foram controladas.

De acordo com a Polícia Militar, o incêndio foi criminoso. O suspeito do crime foi identificado como Leandro Rangel Vilela, de 42 anos. O g1 não localizou a defesa dele até a última atualização desta reportagem.

Anúncios

Segundo informações do boletim de ocorrência, Leandro colocou fogo no sofá de um bazar que faz parte do abrigo. Em seguida, o fogo se alastrou e atingiu todo o prédio. Ele vai responder pelos crimes de incêndio criminoso, homicídio e homicídio tentado.

O incêndio começou de madrugada. O abrigo fica na rua Sebastião Hummel, na região central da cidade. O prédio está interditado.

Anúncios

Ao todo, 22 pessoas estavam no local. Dois homens e duas mulheres morreram carbonizados. As vítimas tinham 61, 55, 53 e 50 anos. Elas foram identificadas pela Polícia Civil como Hélio Gonçalves, Márcia Aparecida, Regiane Soares e Moisés Felipe.

Vítimas de incêndio criminoso em abrigo de São José dos Campos (Foto: Reprodução)

Dos 18 sobreviventes, oito ficaram feridos e foram levados ao pronto-socorro da Vila Industrial. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

Um bombeiro também ficou ferido durante combate às chamas. Ele foi atendido no hospital e já recebeu alta médica.

Segundo o Corpo de Bombeiros, seis pessoas que estavam no abrigo são acamadas e não têm possibilidade de locomoção. Algumas foram tiradas pelos bombeiros pelas janelas do prédio.

Dezesseis bombeiros e oito viaturas participaram da operação para controlar as chamas. A Polícia Militar, o Samu e Guarda Civil Municipal (GCM) também apoiaram a ação.

Incêndio criminoso

O incêndio foi criminoso, de acordo com a Polícia Militar. Em entrevista à Rede Vanguarda após o caso, a PM informou que um homem colocou fogo no abrigo por desavença com um funcionário ou com um proprietário do local.

“Infelizmente um incêndio criminoso. As imagens do CSI comprovam essa questão. A Polícia Militar, após ser acionada junto com a posse dessas imagens, realizou a identificação e a posterior prisão em flagrante desse criminoso. Inclusive, o mesmo já tinha passagens pela polícia”, afirma Alan Kalczuk, coronel da PM.

Leandro passou por audiência de custódia na manhã desta segunda-feira e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça.

A fundadora da comunidade, Andréa Laporta, afirma que Leandro foi atendido pelo serviço de acolhimento da instituição por cerca de dois anos. Ela disse ainda que o suspeito esteve no local horas antes do crime, sob efeito de drogas.

“Ajudava, dava alimentação para ele todos os dias aqui. Mas logo ontem ele estava drogado, eu cheguei aqui depois da missa e falei pra ele assim: ‘Leandro, não dá pra você ficar entrando aqui para pegar comida porque tem um monte de pessoas lutando contra droga’. Só isso. Não briguei com ele, só falei isso. Ele disse que ficou com raiva e botou fogo à noite. Dois anos alimentando ele, um dia que neguei um prato de comida, ele fez isso”, disse Andréa Laporta.

O que diz a administração do abrigo

Responsável pelo abrigo, a Comunidade Consoladora dos Aflitos publicou uma nota em que manifestou pesar pelo caso.

“Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, bem como nossa solidariedade aos feridos e a todos os impactados por esta terrível tragédia”, informou o abrigo.

Além disso, o abrigo afirmou que o fato do incêndio ter sido criminoso aumenta ainda mais a dor e o desejo de justiça.

“As causas do incêndio estão sendo rigorosamente apuradas pelas autoridades policiais e pelo Corpo de Bombeiros. Há informações preliminares que indicam a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso, o que aumenta ainda mais nossa angústia e nosso desejo por justiça”, completou.

Quatro pessoas morrem em incêndio em abrigo em São José dos Campos, SP (Foto: Marilene Manoel dos Santos/G1)
Quatro pessoas morrem em incêndio em abrigo de São José dos Campos, SP (Foto: José Eymard/TV Vanguarda)

Quatro pessoas morrem em incêndio em abrigo de São José dos Campos, SP (Foto: José Eymard/TV Vanguarda)

Quatro pessoas morrem em incêndio em abrigo de São José dos Campos, SP (Foto: José Eymard/TV Vanguarda)

Quatro pessoas morrem em incêndio em abrigo de São José dos Campos, SP (Foto: José Eymard/TV Vanguarda)

Quatro pessoas morrem em incêndio em abrigo de São José dos Campos, SP (Foto: José Eymard/TV Vanguarda)

Fonte: G1 – Foto: CBMSP/Divulgação

Talvez te interesse

Últimas

O município de Bady Bassitt recebe pela primeira vez a Caravana da Saúde, promovida pela Faculdade de Medicina FACERES em...

Categorias