15 de novembro, 2024

Últimas:

Incêndio destrói ponte pênsil centenária sobre o Rio Paranapanema entre SP e PR

Anúncios

Um incêndio destruiu parte de uma ponte pênsil centenária localizada sobre o Rio Paranapanema, entre os municípios de Chavantes (SP) e Ribeirão Claro (PR), na madrugada deste sábado (7).

Segundo informações iniciais do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho (PR), o incêndio na estrutura de madeira começou por volta das 4h. As causas ainda serão apuradas, e a Polícia Civil vai investigar.

Anúncios

O fogo aconteceu no lado paranaense da ponte e foi controlado por volta das 6h. Bombeiros mantiveram os trabalhos de rescaldo até o início da tarde.

A Ponte Pênsil Alves de Lima, conhecida como Ponte Pênsil de Chavantes, completa 100 anos no próximo dia 4 de dezembro. Inaugurada neste dia do ano de 1920, a ponte tem 149 metros de extensão e possui um vão suspenso de 82 metros.

Anúncios

Segundo os bombeiros, fogo teve início por volta das 4h deste sábado — Foto: Arquivo pessoal
Segundo os bombeiros, fogo teve início por volta das 4h deste sábado (Foto: Arquivo pessoal)

Por seu valor histórico, foi tombada em 1985 como bem cultural de interesse histórico e tecnológico pelo Governo do Estado de São Paulo através do Condephaat e em 2001 pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico do Paraná.

Em 2011, a ponte pênsil foi restaurada pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que também construiu ao lado uma ponte de concreto. Neste ano, o tráfego de veículos na ponte pênsil foi suspenso pelo Departamento de Estrada de Rodagens (DER).

Ponte Pênsil Alves de Lima, vista a partir do lado de Chavantes (SP), que não foi atingodo pelas chamas — Foto: Cláudio Farneres/TV TEM
Ponte Pênsil Alves de Lima, vista a partir do lado de Chavantes (SP), que não foi atingido pelas chamas (Foto: Cláudio Farneres/TV TEM)
Estrutura de madeira que completa 100 anos no próximo dia 4 de dezembro ficou totalmente destruída no lado paranaense — Foto: Arquivo pessoal
Estrutura de madeira que completa 100 anos no próximo dia 4 de dezembro ficou totalmente destruída no lado paranaense (Foto: Arquivo pessoal)

Fonte: G1 – Foto: Cláudio Farneres/TV TEM

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O feriado prolongado de 15 de novembro deve ser de tempo instável em Botucatu e região, com variação entre...

Categorias