24 de novembro, 2024

Últimas:

Incêndio de grandes proporções destrói área de cerrado do Jardim Botânico de Bauru

Anúncios

Um incêndio de grandes proporções atingiu neste sábado (5) uma área de vegetação de cerrado do Jardim Botânico de Bauru (SP), que fica às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.

De acordo com estimativa da prefeitura, as chamas destruíram uma área de cerrado de cem hectares, ou cem campos de futebol, equivalente a 30% da área do parque. O Jardim Botânico de Bauru tem uma área total de 321 hectares e fica ao lado do Zoológico.

Anúncios

Helicóptero Águia da PM sobrevoou a área atingida pelo fogo, que atingiu cerca de 30% do parque — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Helicóptero Águia da PM sobrevoou a área atingida pelo fogo, que atingiu cerca de 30% do parque (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado por volta de 11h e o combate às chamas mobilizou 60 pessoas.

Além de bombeiros, trabalharam no combate às chamas homens da Defesa Civil, do Departamento de Água e Esgoto (DAE), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), brigadas de incêndio do Botânico e do Zoológico.

Anúncios

Uma equipe da brigada de incêndio de Pederneiras, cidade vizinha ao parque, também foi enviada para auxiliar.

Segundo o diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos de Almeida Neto, a área afetada fica distante do espaço de visitação e, por isso, o atendimento ao público e a programação deste domingo (6), com show da cantora Patrícia Nabeiro, pelo projeto “Um Canto no Botânico”, a partir das 10h, está mantida.

Diretoria do Jardim Botânico acredita que fogo começou por ação de pessoas que tentavam abrir trilhas no parque — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
Diretoria do Jardim Botânico acredita que fogo começou por ação de pessoas que tentavam abrir trilhas no parque (Fotos: Prefeitura de Bauru/Divulgação)

Ainda de acordo com o diretor do parque, existe suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso. Neto explica que o fogo começou próximo à estrada, local onde pessoas entram e tentam abrir trilhas na mata para chegar ao rio

“Desta vez, nossa suspeita é que algum irresponsável colocou fogo na tentativa de facilitar esse trabalho de abertura de trilhas. É lamentável”, disse o diretor do parque.

Servidores de várias secretarias ajudaram no combate às chamas — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
Servidores de várias secretarias ajudaram no combate às chamas (Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação)
Incêndio destruiu área distante do local de visitação e por isso parque será aberto neste domingo — Foto: Fernanda Ubaid/TV TEM
Incêndio destruiu área distante do local de visitação e por isso parque será aberto neste domingo (Foto: Fernanda Ubaid/TV TEM)

Mais dois casos

Também neste sábado, outro incêndio atingiu uma área de mata próxima a propriedades rurais no distrito de Tibiriçá.

Segundo informações de um dos proprietários de um terreno próximo ao incêndio, o fogo teria começado por volta das 11h, se espalhou por conta do mato seco e dos ventos, e seguia sem controle no período da tarde.

Pela manhã, outro incêndio atingiu parte de um depósito de materiais recicláveis na zona norte de Bauru — Foto: Fernando Savioli/TV TEM
Pela manhã, outro incêndio atingiu parte de um depósito de materiais recicláveis na zona norte de Bauru (Foto: Fernando Savioli/TV TEM)

O Corpo de Bombeiros admitiu que estava com dificuldades para deslocar uma equipe completa para o local, pois pelo menos três viaturas estavam trabalhando no combate às chamas do Jardim Botânico. Por isso, o combate às chamas foi feito também por donos de sítios da região, que se utilizaram de tratores.

Mais cedo, um outro caso de incêndio foi registrado na cidade. Pela manhã, bombeiros trabalharam por mais de duas horas para controlar um incêndio na Vila Dutra, zona norte de Bauru, que também teria começa em área de mato e atingiu um depósito de materiais recicláveis.

Incêndio atinge mata no distrito de Tibiriçá em Bauru — Foto: William Felício/Arquivo pessoal
Incêndio atinge mata no distrito de Tibiriçá em Bauru (Foto: William Felício/Arquivo pessoal)
Fumaça na zona rural de Tibiriçá podia ser vista a longa distância — Foto: William Felício/Arquivo pessoal
Fumaça na zona rural de Tibiriçá podia ser vista a longa distância (Foto: William Felício/Arquivo pessoal)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Unesp, câmpus de Botucatu, está com uma vaga aberta em concurso público para cargo de nível médio, com...

Categorias