Anúncios
Um incêndio consome área de vegetação na serra de Monte Branco, na zona rural de Piracicaba (SP), há duas semanas, pelo menos, conforme relato de moradores da região. O local fica perto da Estação Ecológica de Preservação Ibicatu.
A Defesa Civil monitora o local. O helicóptero Águia da Polícia Militar (PM) de Piracicaba atua nos esforços para conter as chamas que vão e voltam ao longo dos últimos 15 dias. Do alto, as equipes retiram água de um açude e levam até outros pontos para poder atender os animais criados por agricultores da região.
Anúncios
Piracicaba entrou em estado de emergência para baixa umidade relativa do ar, com índices menores de 12% nos últimos dias. O cenário, somado a episódios de rajadas de ventos, registrados no início da semana, agravaram as condições para incêndios.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/c/Z/9RvzCvTDKSchyw3BVq1w/incendio-atinge-vegetacao-em-serra-de-piracicaba.jpg)
Incêndio atinge vegetação em serra de Piracicaba — Foto: Defesa Civil de São Paulo
Anúncios
O agricultor Miguel Pino Garcia lamenta a situação. “Na última segunda-feira, que deu um forte vento, espalhou tudo. Mas, já faz duas semanas que [a área] está queimando e ninguém tomou providência. É muito triste ver uma mata, uma reserva de grande padrão destruída desse jeito”, disse.
‘Cada árvore que cai é um pedaço do coração’
Lourdes Pino, que também mora na região, lembra como era a área do Monte Branco antes dos incêndios.
“Era muito bonito, todo verde. Um ponto de referência para Piracicaba. Desse monte, se vê toda a cidade. Há quatro anos, tivemos outro incêndio. Mas, agora, destruiu tudo. Cada árvore que cai, é um pedaço do coração”, comparou.

Fonte: G1