Anúncios
Um incêndio foi registrado na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, a maior da Europa, após um ataque de tropas russas, disse o prefeito da cidade vizinha de Energodar em uma rede social.
“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporizhzhia está pegando fogo”, disse Orlov em seu canal Telegram, citando o que chamou de ameaça à segurança mundial. Ele não deu detalhes.
Anúncios
Um funcionário do governo ucraniano disse à agência AP que os níveis de radiação no local e nas redondezas estão aumentando em torno de 25% em relação aos níveis comuns.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, publicou em uma rede social uma mensagem onde informa que uma explosão em Zaporizhzhia poderia ser até 10 vezes pior que a de Chernobyl.
Anúncios
“O exército russo está atirando de todos os lados contra a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa. O fogo já começou. Se explodir, será 10 vezes maior que Chornobyl! Os russos devem cessar IMEDIATAMENTE o fogo e permitir que os bombeiros estabeleçam uma zona de segurança!”, diz a publicação.
Fonte: G1