Anúncios
Os puquíos — poços em forma de espiral que pontilham a paisagem seca de Nazca, Peru — têm intrigado os arqueólogos durante anos. Mas agora, de acordo com informações reveladas pela BBC, uma equipe de pesquisadores finalmente conseguiu resolver o mistério dos poços, utilizando imagens de satélite.
Os poços são parte de um “sofisticado sistema hidráulico, construído para extrair água dos aquíferos subterrâneos,” revelou a líder da pesquisa do Instituto de Metodologias de Análise Ambiental da Itália, Rosa Lasaponara, à BBC. “Hoje é claramente evidente que o sistema de puquíos devia ser muito mais desenvolvido do que parece atualmente.”
Anúncios
Lasaponara e sua equipe usaram imagens de satélite para analisar o posicionamento dos puquíos e calcular a extensão em que eles distribuíam a água na região. Existe um sistema de túneis subterrâneos que conecta os puquíos. “Cada poço em espiral puxa o ar para dentro dos canais, movendo a água através dessa rede e transportando-a até as pessoas, que a utilizavam na agricultura e na vida doméstica,” revelou Lasaponara à BBC.
“Desenvolver um sistema desse tipo significa que o antigo povo de Nazca, responsável por sua construção, tinha um conhecimento muito amplo da geografia da área, disse Lasaponara. Os túneis de irrigação também podem estar relacionados com as linhas de Nazca, os geoglifos gigantes de animais, pessoas e formas traçadas no deserto de Nazca,” declarou Lasaponara à BBC.
Anúncios
Fonte: Yahoo!