Anúncios
Uma imagem registrada pela sonda Perseverance, da Nasa (agência espacial dos EUA), no solo de Marte está fazendo a alegria de ufólogos e teóricos da conspiração.
Os mais animados afirmam que a formação no terreno marciano pode se tratar de um capacete alienígena. Curiosamente, “objeto” se parece com um capacete medieval.
Anúncios
A foto foi nomeada “a imagem da semana da Nasa” por votação pública.
As teorias navegam por “utensílio alinenígena”, “balão meteorológico pousado” e “uma relíquia de um mar antigo que existiu em Marte”, entre outras explicações “criativas”.
Anúncios
Porém, de acordo com a Nasa, nada condiz com a realidade. A rocha simplesmente tem o formato de um chapéu, como tantas outras encontradas em Marte comparadas com objetos conhecidos de humanos.
A rocha em questão é composta de esférulas, pequenas partículas que são resultado de atividade vulcânica ou impactos de meteoritos. É provável que o formato se deva a processos como erosão eólica, atividade vulcânica e precipitação mineral de águas subterrâneas antigas.
“O nome-alvo desta rocha é Horneflya e ela se distingue menos por seu formato de chapéu (que me parece ser consistente com o formato piramidal que frequentemente vemos em blocos flutuantes erodidos pelo vento na superfície de Marte) e mais por ser composta quase inteiramente de esférulas”, declarou David Agle, porta-voz da equipe do Perseverance, ao “Space.com”.

Fonte: Extra