Anúncios
Uma imagem que ilustra a violência e da truculência do Talibã viralizou desde que foi postada nas redes sociais na terça-feira (7/9). Na foto, um miliciano do grupo fundamentalista aponta um fuzil na direção do peito de uma mulher em Cabul (Afeganistão). A mulher, que não foi identificada, não recuou. Ao lado dela, um homem conversa com outro extremista armado.
“Uma afegã destemida ficou cara a cara com um talibã armado”, postou no Twitter a ativista Zahra Rahimi, com grande repercussão.
Anúncios
A cena teria sido feito no momento em que o Talibã tentava reprimir uma manifestação na terça-feira (7/9)pelos direitos das mulheres ocorrida na capital afegã. O evento foi chamado de “Marcha pela Liberdade”. Imagens abaixo:
#Taliban try to stop women protesters in #Kabul's Dashti-E-Barchi. Moments later, they passed. pic.twitter.com/B321g2hNre
— Nabih (@nabihbulos) September 8, 2021
Ao assumir o poder no mês passado, a milícia fundamentalista afirmou que respeitaria as conquistas femininas nas duas últimas décadas de ocupação americana. Mas há vários relatos de violência e de abitrariedades contra as mulheres no país.
Anúncios
Para esvaziar o protesto, entre outras medidas, o Talibã isolou no estacionamento do prédio de um banco, localizado no subsolo, dezenas de mulheres que pretendiam participar da manifestação. Veja abaixo:
Taliban kept tens of women in the basement of Azizi Bank to prevent them from joining protesters in Kabul streets, some eyewitnesses say.#Afghanistan#Kabul #Talibans pic.twitter.com/gx783M1Ou3
— Miraqa Popal ? (@MiraqaPopal) September 7, 2021
Fonte: Extra