28 março, 2024

Últimas:

Imagem de satélite mostra grande nuvem de fumaça causada por incêndio na Califórnia, nos EUA

Anúncios

Uma fotografia capturada por satélite mostra uma grande nuvem de fumaça gerada por um dos incêndios florestais que atingem a Califórnia, nos Estados Unidos, nesta semana.

Pela imagem, é possível ver que a fumaça se espalha em um raio de quase 20 km. No meio, onde está o foco do incêndio, uma grande coluna se levanta.

Anúncios

Imagem tratada mostra focos de incêndio na Califórnia perto de coluna de nuvem de fumaça — Foto: Pierre Markuse/Copernicus
Imagem tratada mostra focos de incêndio na Califórnia perto de coluna de nuvem de fumaça (Fotos: Pierre Markuse/Copernicus)

A foto foi capturada pelo satélite Copernicus Sentinel-2, do Programa de Observação da Terra da União Europeia. Em outra imagem, tratada com fotografia infravermelha, é possível localizar onde estão os maiores focos da queimada (veja na foto acima).

Nuvens do tipo causadas por incêndios recebem o nome de pirocúmulos e podem alcançar 8 mil metros de altura, de acordo com a Nasa.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Anúncios

Incêndios nos EUA

Fogo consome parte do condado de Butte, no norte da Califórnia, EUA. Região foi afetada por um grande incêndio em 2018 que devastou a cidade de Paradise e deixou 85 mortos — Foto: Noah Berger/AP
Fogo consome parte do condado de Butte, no norte da Califórnia, EUA (Foto: Reprodução)

O fogo deixou três mortos na Califórnia e levou destruição ao norte do estado. Na região da cidade de Paradise, a mesma destruída por incêndios florestais há dois anos, as chamas voltaram a causar danos. As fumaças deixaram o céu na região da Baía de San Francisco com tom alaranjado.

Além da Califórnia, o fogo preocupa os estados de Oregon e Washington, que também fazem parte da Costa Oeste dos Estados Unidos. Ventos secos e o calor da época do ano ajudam a alastrar as chamas.

Do outro lado das Montanhas Rochosas, porém, os americanos viveram dias de tempo atípico: em pleno verão, as temperaturas baixaram para perto de 0°C em estados como Montana e Colorado. Chegou inclusive a nevar em algumas áreas.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Imobiliária auxilia na busca por imóveis ideais para pets

Imobiliária auxilia na busca por imóveis ideais para pets

28/03/2024

A integração de pets como membros da família tem levado à demanda por imóveis que se...

Categorias