27 abril, 2024

Últimas:

Ilha vulcânica portuguesa atingida por tremores planeja retirada de moradores

Anúncios

Autoridades de uma ilha vulcânica portuguesa no meio do Atlântico que foi atingida por milhares de pequenos tremores nos últimos dias estão elaborando planos para retirar as pessoas, caso a situação piore.

Desde sábado, cerca de 2.000 tremores foram registradas em São Jorge, no arquipélago dos Açores, disse Luis Silveira, prefeito da cidade de Velas, a repórteres.

Anúncios

Há temores de que os terremotos, com magnitude entre 1,6 e 3,3, possam gerar um tremor mais forte ou uma erupção vulcânica, segundo o centro de vigilância sismo-vulcânica da região, o Civisa.

Mapa mostra atividade sísmica na Ilha de São Jorge, de Portugal, em 23 de março de 2022 (Foto: Azore’s Seismovolcanic Surveillance and Information Center)

O Civisa elevou o alerta vulcânico do nível 4 para 5, o que significa que há uma “possibilidade real de erupção”, disse Clelio Meneses, secretário regional responsável pela autoridade de Defesa Civil. “O que estamos fazendo é nos preparar para o pior cenário possível”, disse Meneses.

Anúncios

Os pequenos tremores, que não causaram danos até agora, foram registrados na fissura vulcânica de Manadas, que entrou em erupção pela última vez em 1808. Um grande terremoto atingiu a ilha em 1980, causando vários danos.

São Jorge, uma das nove ilhas dos Açores, é casa de cerca de 8.400 pessoas e faz parte do grupo central do arquipélago, que inclui os destinos populares de turismo Faial e Pico, que também são vulcânicos.

Fonte: Yahoo!

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias