18 abril, 2024

Últimas:

Idosos resgatados de asilo clandestino não recebiam todas as refeições e tomavam banho a cada três dias, diz prefeitura

Anúncios

Os idosos resgatados de uma casa de repouso clandestina nesta sexta-feira (9) em São Manuel (SP) faziam poucas refeições e tomavam banho a cada três dias, de acordo com a prefeitura da cidade.

O local, que abrigava cinco homens e uma mulher, funcionava de forma irregular em uma chácara no bairro Catâneo Ângelo e foi fechado durante uma operação da Guarda Civil Municipal, prefeitura, Diretoria da Promoção Social, Vigilância Sanitária, Creas e Polícia Civil.

Anúncios

Chácara que funcionava como casa de repouso foi encontrada em situação precária em São Manuel — Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação
Chácara que funcionava como casa de repouso foi encontrada em situação precária em São Manuel (Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação)

Segundo a prefeitura, um dos idosos relatou que era proibido sair e que fazia suas necessidades em um balde fornecido pelos responsáveis do local. Os moradores também contaram aos agentes que sequer jantavam e não tinham nenhuma assistência médica.

Casa de repouso clandestina funcionava no bairro Catâneo Ângelo em São Manuel  — Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação
Casa de repouso clandestina funcionava no bairro Catâneo Ângelo em São Manuel (Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação)

No local, os agentes também constataram várias construções adaptadas, com cômodos transformados em quartos pequenos. Segundo a prefeitura, todos continham grades nas portas, colchões finos e inadequados e apenas um banheiro.

Anúncios

A perícia técnica foi acionada e compareceu ao local. Diante da constatação de maus-tratos e situação irregular da casa de repouso, duas pessoas foram presas em flagrante e levadas às cadeias de Itatinga (SP) e Cesário Lange (SP).

A prefeitura informou que os idosos passaram pelo hospital local para atendimento médico e foram recolhidos pela Pousada da Colina.

Agentes foram até a casa de repouso clandestina nesta sexta-feira (9) em São Manuel — Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação

Fonte: G1 – Foto: Prefeitura de São Manuel/Divulgação

Últimas

Categorias