22 de outubro, 2024

Últimas:

Idoso que mora em abrigo há 20 anos conhece noiva no lar e os dois se casam, no interior de SP

Anúncios

Foi aos 70 anos de idade que o seu Manoel dos Santos, morador de um abrigo em Pilar do Sul (SP), no interior de São Paulo, realizou o sonho de se casar pela primeira vez. Depois de quase 20 anos morando no lar, o aposentado conheceu a dona Malu, e um romance começou a ganhar forma.

Idoso que mora em abrigo há 20 anos conhece noiva no lar e os dois se casam em Pilar do Sul (SP) (Foto: Maurício Soares/Divulgação)

Em uma conversa simpática por telefone, Maria Luiza Lemes dos Santos, de 63 anos, contou que se mudou para a Associação Beneficente Bom Jesus em agosto do ano passado e que, um mês depois, ela e o seu Manoel já eram namorados.

Anúncios

“Foi tudo aqui mesmo. Eu vi ele, e ele começou a gostar de mim. Eu também me interessei e começamos a namorar”, lembra dona Malu.

Idosos se conheceram em lar de Pilar do Sul, no interior de SP — Foto: Maurício Soares/Divulgação
Idosos se conheceram em lar de Pilar do Sul, no interior de SP (Foto: Maurício Soares/Divulgação)

Apesar da convivência diária, Maria Luiza contou que o casal vivia separado pelas alas masculina e feminina da unidade, que abriga 45 idosos em Pilar do Sul. Os dois nunca tinham se casado e, com o tempo, o desejo de morar juntos foi crescendo.

Anúncios

“Um dia nós comentamos de morar juntos, mas eu comentei que o certo era casar e ele concordou. Nós aceitamos, falei com a minha família e agora temos um quarto separado só para nós dois, com cama, guarda-roupa, tudo separadinho”, relata.

Entre outras coisas em comum, a dona Malu e o seu Manoel têm dificuldades para andar. Enquanto a idosa tem uma deficiência nas pernas desde pequena, o noivo perdeu uma das pernas em um acidente de caminhão, cinco anos antes de entrar no abrigo.

Idosa de 63 anos teve "dia de princesa" para casamento em Pilar do Sul — Foto: Maurício Soares/Divulgação
Idosa de 63 anos teve “dia de princesa” para casamento em Pilar do Sul (Foto: Maurício Soares/Divulgação)

O casamento foi realizado no último dia 21 no cartório da cidade. Para a cerimônia, a idosa foi presenteada com um “dia de princesa”, com maquiagem, penteado e um vestido de noiva, que ela ganhou da assistente social do abrigo (e madrinha de casamento).

“Eu fiquei mais emocionada que a noiva porque é maravilhoso isso. Eles chegam aqui com a ilusão de que tudo acabou e descobrem o amor. Parece até piegas, sei lá, mas foi tão bonito. Foi mágico”, afirma a assistente social Albertina Oliveira de Macedo.

Idosos que moram em abrigo se casaram em cartório em Pilar do Sul — Foto: Maurício Soares/Divulgação
Idosos que moram em abrigo se casaram em cartório em Pilar do Sul (Foto: Maurício Soares/Divulgação)

Albertina explicou que o casamento foi feito com doações de moradores, funcionários e empresas, que presentearam os noivos até com a mobília do novo quarto de casal. No dia seguinte à cerimônia no cartório, que teve a presença de alguns familiares, os idosos também comemoraram o casamento com churrasco e bolo no abrigo.

“Eu estou muito contente, muito feliz. A gente fica muito agradecido que o povo faz tudo isso pra gente, as vezes a gente acha que nem merece”, comenta Maria Luiza.

“Era uma vontade que eu tinha porque eu nunca casei. Entrei no abrigo em 2002 e minha vida mudou depois que ela chegou porque comecei a gostar dela, começamos a namorar. Estou feliz pra caramba aqui”, concorda seu Manoel.

De acordo com a assistente social do abrigo em Pilar do Sul, o lar é uma entidade sem fins lucrativos que tem capacidade para atender 48 idosos. Para manter a unidade em funcionamento, o abrigo recebe 70% da aposentadoria dos internos, verbas do estado e da prefeitura.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

O papel do curador é essencial para preservar, organizar e promover o acesso às artes. Para quem atua fora dos...

Categorias