Anúncios
Um idoso de 76 anos morreu na noite de quinta-feira (28) após ser esmagado pelo elevador no Lar de idosos Ofélia, localizado na Rua Ofélia Soares Russo, no Jardim Planalto, em Franca (SP). O acidente ocorreu por volta das 18h30.
De acordo com o boletim de ocorrência, o idoso, identificado como Odair de Araújo, foi encontrado por uma funcionária do caído na caixa do elevador, já sem vida. O equipamento estava no andar superior quando foi acionado, descendo e atingindo a vítima.
Anúncios
Outra suspeita indica que ele possa ter aberto a porta do elevador, que estava parado no andar de cima, e acabou caindo na caixa do equipamento.
A área foi isolada pelas equipes de segurança, e a perícia foi acionada para investigar se o acidente ocorreu por falha no elevador ou por ato inseguro, que é quando um comportamento ou ação coloca a pessoa em risco.
Anúncios
O técnico de manutenção esteve no local para verificar o funcionamento do equipamento.
O que diz o lar?
O Lar de Ofélia abriga atualmente 185 idosos. Segundo o diretor da Fundação Judas Iscariotes, Clóvis Plácido Barbosa, responsável pela instituição, o equipamento segue rotina de manutenção semanal e possui sistema de segurança que impede a abertura de portas de forma incorreta.
“Na realidade, a gente acredita que tenha acontecido alguma falha que deixou com que o elevador parasse de funcionar, porque ele é à prova de segurança, não libera as portas estando uma aberta. A manutenção é feita semanalmente. Qualquer instabilidade técnica é verificada, o técnico inclusive estava aqui ontem para explicar o que poderia ter acontecido. Acredito que foi uma fatalidade mesmo, porque em 15 anos isso nunca aconteceu”, disse.
Sobre a rotina do idoso, o diretor acrescentou:
“Ele era independente, andava sozinho, tocava violão, andava normalmente, não tinha problema nenhum. As cuidadoras estavam todas presentes e não viram. Esse tipo de problema não é normal, prezamos pela segurança. Lamento o óbito do idoso e estamos dando apoio à família. Que não venha jamais acontecer um episódio tão triste como esse.”

Fonte: G1