Anúncios
O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, voltou a fechar em queda nesta quarta-feira (20), após ter atingido recordes históricos de pontuação nos dois últimos dias.
No cenário doméstico, o mercado ficou de olho na divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central do Brasil, considerado a “prévia” do PIB oficial, que mostrou contração de 0,06% na economia do país em outubro.
Anúncios
Além disso, o investidores continuaram repercutindo a elevação da nota de crédito do país de BB- para BB pela S&P Global Ratings. A promulgação da reforma tributária no Congresso Nacional também ficou no radar do mercado.
Já no exterior, hoje foi um dia de queda no rendimento dos títulos públicos europeus e americanos, após dados de inflação melhores que o esperado aumentarem o apetite de investidores por ativos de risco.
Anúncios
Refletindo os mesmos cenários, o dólar fechou em alta nesta quarta.
Veja abaixo o dia nos mercados.
Dólar
O dólar subiu 0,96%, cotado a R$ 4,9115.
No dia anterior, a moeda norte-americana fechou em baixa de 0,81%, vendida a R$4,8648. Com o resultado de hoje, passou a acumular quedas de:
- 0,51% na semana;
- 0,08% no mês;
- 6,94% no ano.
Ibovespa
O Ibovespa caiu 0,79%, aos 130.804 pontos.
O desempenho do índice foi impactado, principalmente, pela queda nas ações de bancos e de varejistas.
Na véspera, o índice fechou com alta de 0,59%, aos 131.851 pontos, renovando seu recorde histórico pelo segundo pregão consecutivo. Com o resultado de hoje, passou a acumular ganhos de:
- 0,47% na semana;
- 2,73% no mês;
- 19,20% no ano.
Fonte: Valor