04 de novembro, 2025

Últimas:

Ibovespa supera os 150 mil pontos pela 1ª vez; dólar cai a R$ 5,35

Anúncios

O Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira (3) e supera os 150 mil pontos pela primeira vez na história. Por volta das 16h55, o principal índice da bolsa brasileira avançava 0,41%, aos 150.160 pontos. Já o dólar fechou em queda de 0,42%, negociado a R$ 5,3574.

Enquanto o Copom se prepara para anunciar mais uma decisão sobre a taxa básica de juros na quarta-feira (5), os investidores seguem atentos aos sinais vindos do exterior. A paralisação do governo dos Estados Unidos ainda atrasa a divulgação de dados oficiais, e o mercado monitora indicadores privados e declarações de dirigentes do Federal Reserve (Fed), o banco central americano.

Anúncios

 O Boletim Focus foi divulgado às 8h25, com projeções atualizadas após os dados do Caged e do desemprego da última semana. A estimativa de inflação deste ano foi reduzida pela sexta semana seguida, para 4,55%.

Nos Estados Unidos, o impasse sobre o orçamento mantém o governo parcialmente paralisado há 34 dias. A ausência de consenso entre democratas e republicanos suspendeu a divulgação de indicadores-chave, como o payroll e o índice de preços ao consumidor (CPI).

Anúncios

O atraso dos dados oficiais deixa investidores sem parâmetros claros sobre os próximos passos do Federal Reserve. Mesmo assim, parte do mercado segue apostando em corte de juros em dezembro.

Apesar das limitações, alguns números privados foram divulgados hoje nos EUA, como o PMI da indústria, divulgado pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM). O dia também foi de atenção a discursos de Mary Daly e Lisa Cook, integrantes do Fed.

Com o fim do horário de verão nos EUA, as bolsas de Nova York passam a abrir às 11h30 e fechar às 18h, o que altera também o expediente da B3. O pregão brasileiro encerrará no mesmo horário, enquanto os mercados de câmbio e juros mantêm o funcionamento normal.

Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.

Dolar

Acumulado da semana: -0,42%;

Acumulado do mês: -0,42%;

Acumulado do ano: -13,31%.

Ibovespa

  • Acumulado da semana: +2,30%;
  • Acumulado do mês: +2,26%;
  • Acumulado do ano: +24,32%.

Fonte: Valor

Talvez te interesse

Últimas

O advogado previdenciário Robson Gonçalves explica que o BPC/LOAS, em 2025, garante um salário-mínimo por mês a idosos a partir...

Categorias