Anúncios
O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, encerrou a sessão desta quinta-feira (28) em alta de 1,32%, aos 141.049 pontos — no segundo maior valor da história. A única vez em que ficou acima desse patamar foi em 4 de julho deste ano, quando fechou aos 141.264 pontos. O dólar, por sua vez, encerrou o pregão em queda de 0,19%, cotado a R$ 5,4062.
As atenções ficaram voltadas para a megaoperação da Polícia Federal contra um esquema bilionário do PCC no setor de combustíveis, e que envolveu uma série de fundos de investimentos e fintechs. Dados dos Estados Unidos e os novos desdobramentos do impasse entre o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, com o presidente Donald Trump também ficaram no radar.
Anúncios
No Brasil, o destaque ficou com as três operações simultâneas deflagradas nesta quinta-feira. Foram cumpridos mandados em oito estados, em um esquema que envolveu cerca de 1.400 agentes.
Fintechs e outras empresas foram utilizadas para lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio. Entre elas está a Reag (REAG3) e a Ciabrasf (ADMF3), listadas na bolsa de valores brasileira.
Anúncios
Já nos EUA, investidores avaliaram o novo capítulo do embate entre Trump e a diretora do Fed, Lisa Cook. A dirigente do BC norte-americano informou, nesta quinta-feira (28), que protocolou uma ação na corte federal em Washington contra a sua demissão.
No documento, Cook alega que Trump violou a lei federal que permite que um presidente destitua um direto do Fed apenas por justa causa, e reiterou que o republicano não possui autoridade para removê-la do cargo.
Na agenda econômica, o Departamento do Comércio dos EUA apresentou a segunda estimativa do PIB referente ao segundo trimestre de 2025. A revisão foi de 0,3 ponto percentual (p.p.), elevando o indicador a 3,3%.
No Brasil, foram divulgados dados do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e dos índices de confiança nos setores de serviços e comércio. O IBGE também apresentou a estimativa populacional para 2025.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,36%;
- Acumulado do mês: -3,47%;
- Acumulado do ano: -12,52%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +2,23%;
- Acumulado do mês: +6,00%;
- Acumulado do ano: +17,26%.
Fonte: Valor