Anúncios
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, encerrou sua sequência de recordes e fechou em queda nesta quinta-feira (22), com investidores vendendo suas ações para embolsar os lucros. Depois de dias de alta, o movimento é comum, chamado de realização de lucros.
Já o dólar fechou em forte alta, puxado pelo avanço firme da moeda norte-americana também no exterior e por novo discurso duro contra a inflação do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Anúncios
Em geral, o tema dos juros nos Estados Unidos segue dominando as atenções dos investidores em todo o mundo. O mercado repercute, neste pregão, a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), enquanto aguarda pelo discurso de Jerome Powell, presidente da instituição, no Simpósio de Jackson Hole na sexta.
A ata do Fed mostrou que as autoridades da autarquia devem iniciar o ciclo de corte nas taxas de juros do país já em setembro. Hoje, os juros estão entre 5,25% e 5,50% ao ano e a dúvida do mercado agora é qual será a magnitude dos cortes.
Anúncios
Isso porque alguns dos dirigentes do Fed já queriam promover uma baixa nas taxas na última reunião, no fim de julho, mas a maioria votou por mantê-los no atual patamar. Assim, investidores acreditam que os cortes podem ser maiores do que o esperado anteriormente.
Agora, o mercado espera pelo discurso de Powell em Jackson Hole, na busca por mais pistas do que deve acontecer com os juros americanos nos próximos meses.
Veja abaixo o resumo dos mercados.
Dólar
O dólar teve alta de 1,98%, cotado a R$ 5,5894.
Com o resultado, acumulou:
- alta de 2,22% na semana;
- recuo de 1,14% no mês;
- alta de 15,19% no ano.
No dia anterior, a moeda americana teve baixa de 0,07%, cotada em R$ 5,4810.
Ibovespa
O Ibovespa teve queda de 0,95%, aos 135.173 pontos.
Com o resultado, o índice acumulou:
- alta de 0,91% na semana;
- avanço de 5,89% no mês;
- ganhos de 0,74% no ano.
Na véspera, o índice fechou em alta de 0,28%, aos 136.464 pontos. Na máxima do dia, chegou a 137.040 pontos. Ambos são recordes, para fechamento ou em meio de pregão.
Fonte: Valor