Anúncios
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 0,67% nesta terça-feira (2), aos 140.335 pontos. Já o dólar encerrou em alta de 0,65%, cotado a R$ 5,4742.
Os investidores reagiram aos novos dados do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, divulgados pelo IBGE, e ficaram atentos ao início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Anúncios
O IBGE divulgou os dados do PIB do segundo trimestre, que mostram o desempenho da economia brasileira. A alta foi de 0,4%, uma desaceleração em relação ao primeiro trimestre (1,3%). Ainda assim, o resultado ficou um pouco acima das expectativas do mercado, de alta de 0,3%.
Nesta terça-feira, a Primeira Turma do STF começou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete pessoas acusadas de envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022.
Anúncios
O mercado demonstra preocupação com a possibilidade de que uma eventual condenação ao ex-presidente leve o governo de Donald Trump a aplicar novas medidas contra o Brasil.
Esse temor se reflete especialmente no setor bancário, já que instituições financeiras podem ser diretamente afetadas por medidas previstas na Lei Magnitsky. No Ibovespa, ações caem em bloco e até o dólar operou com volatilidade.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,96%;
- Acumulado do mês: +0,96%;
- Acumulado do ano: -11,42%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -0,77%;
- Acumulado do mês: -0,77%;
- Acumulado do ano: +16,67%.
Fonte: Valor