Anúncios
O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, fechou em alta nesta quarta-feira (4), com investidores de olho nos dados da atividade econômica dos Estados Unidos e nas novas falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O Livro Bege, divulgado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) nesta quarta-feira (4), mostrou que a economia do país se expandiu de forma mais lenta entre julho e agosto e que as empresas contrataram menos.
Anúncios
Os dados ampliam a percepção do mercado de que a economia norte-americana está menos forte, o que reforça o cenário de corte de juros por lá neste mês. Agora, investidores esperam pela divulgação de novos dados do mercado de trabalho, na sexta-feira (6).
No cenário doméstico, destaque para as falas de Haddad. Nesta quarta-feira, o ministro da Fazenda afirmou que será necessário realizar um debate sobre o crescimento dos gastos obrigatórios, que estão avançando fortemente com o crescimento das despesas previdenciárias.
Anúncios
A declaração do ministro — um dia após o IBGE mostrar que a economia brasileira cresceu 1,4% no segundo trimestre deste ano — foi recebida de forma positiva pelo mercado, que espera por maior controle de gastos por parte do governo federal.
Também nesta quarta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou que o plenário da Casa votará a indicação de Gabriel Galípolo à presidência do Banco Central no dia 8 de outubro, após o primeiro turno das eleições municipais.
Diante do cenário, o dólar fechou em leve queda.
Veja abaixo o resumo dos mercados.
Dólar
O dólar caiu 0,03%, cotado a R$ 5,6396.
Com o resultado, acumulou:
- alta de 0,13% na semana e no mês;
- avanço de 16,22% no ano.
No dia anterior, a moeda americana teve alta de 0,48%, cotada em R$ 5,6413.
Ibovespa
O Ibovespa subiu 1,31%, aos 136.111 pontos.
Com o resultado o Ibovespa, acumulou:
- alta de 0,08% na semana e no mês;
- ganho de 1,43% no ano.
Na véspera, o índice fechou em baixa de 0,41%, aos 134.171 pontos.
Fonte: Valor