Anúncios
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de 0,38% nesta quinta-feira (18), aos 157.923 pontos. O dólar fechou quase estável, subindo 0,01% e cotado a R$ 5,5225.
Nos EUA, o destaque foi o índice de preços ao consumidor (CPI) de novembro, que subiu 2,7% em 12 meses, abaixo da meta do Fed e das estimativas de 3,1%. Também foram divulgados os pedidos semanais de auxílio-desemprego, que somaram 224 mil solicitações, em linha com as projeções.
Anúncios
No Brasil, a agenda começou cedo com a divulgação do Relatório de Política Monetária do Banco Central, referente ao quarto trimestre. O documento detalha a avaliação da autoridade sobre inflação, atividade econômica e riscos à frente.
O presidente do BC, Gabriel Galípolo, concedeu entrevista coletiva para comentar o relatório e disse que a decisão sobre a Selic em janeiro ainda está em avaliação e um corte não está 100% descartado. Além disso, ele confirmou que dois diretores indicados por Bolsonaro deixam cargo no fim de 2025.
Anúncios
Na política, o mercado tem avaliado que se há condições de consolidação de Flávio Bolsonaro como principal nome da direita e possível enfraquecimento da candidatura de Tarcísio de Freitas, visto como favorito entre investidores.
Agentes do mercado acreditam que a manutenção do governo atual tornaria mais difícil realizar ajustes robustos nas contas públicas, o que impacta negativamente o Ibovespa e o câmbio.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado:
Dólar
- Acumulado da semana: +2,07%;
- Acumulado do mês: +3,51%;
- Acumulado do ano: -10,63%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: -1,77%;
- Acumulado do mês: -0,72%;
- Acumulado do ano: +31,29%.
Fonte: Valor