Anúncios
O Ibovespa avançou 1,72% nesta quarta-feira (5) e fechou aos 153.294 pontos, no oitavo pregão seguido de recorde de fechamento. O dólar, por sua vez, encerrou a sessão em queda de 0,70%, cotado a R$ 5,3609.
Os investidores aguardam com atenção o resultado da reunião do Copom, que será conhecido no fim do dia, após o fechamento dos mercados. A expectativa é de que o Banco Central (BC) mantenha a Selic em 15% ao ano. No exterior, dados de emprego e atividade econômica nos Estados Unidos ficaram no radar dos investidores.
Anúncios
O Comitê de Política Monetária (Copom) encerra hoje sua reunião iniciada na véspera, e o mercado aposta na manutenção da taxa básica em 15% ao ano. Mesmo com sinais de desaceleração e inflação mais contida, analistas entendem que ainda é cedo para iniciar cortes de juros.
Enquanto os investidores aguardam a decisão de juros do Banco Central e repercutem notícias corporativas, a valorização das ações da Vale (2,12%) e da Petrobras (2,12% nas ações preferenciais, sem direito a voto) contribuíram para manter o Ibovespa em alta.
Anúncios
Nos EUA, o relatório da ADP, que mede a criação de vagas no setor privado, contabilizou 42 mil novas posições em outubro, acima da expectativa de analistas era de 28 mil novas contratações. Os dados servirão como referência antecipada para o Payroll — relatório oficial de empregos do governo, suspenso por causa do shutdown.
Ainda por lá, a Suprema Corte questionou nesta quarta-feira a legalidade das tarifas impostas durante o governo Donald Trump, que atingiram diversos parceiros comerciais, incluindo o Brasil. Agora, os juízes deliberam sobre o tema, mas ainda não há um prazo definido para o anúncio de uma decisão.
A paralisação do governo americano chegou ao 36º dia, tornando-se a mais longa da história do país. O impasse começou em 1º de outubro, após o Congresso não aprovar o orçamento, e segue sem perspectiva de acordo entre democratas e republicanos.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.
Dólar
- Acumulado da semana: -0,35%;
- Acumulado do mês: -0,35%;
- Acumulado do ano: -13,25%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +0,78%;
- Acumulado do mês: +0,78%;
- Acumulado do ano: +25,29%.
Fonte: Valor