11 de fevereiro, 2026

Últimas:

Ibovespa encosta nos 190 mil pontos; Dólar cai

Anúncios

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de 2,03% nesta quarta-feira (11), aos 189.699 pontos, e renovou o recorde de fechamento. Ao longo do dia, superou os 190 mil pontos pela primeira vez na história. Já o dólar fechou em queda de 0,18%, cotado a R$ 5,1869 — no menor nível desde maio de 2024.

A disparada da bolsa e o recuo da moeda americana refletem o forte fluxo de investimento estrangeiro, à medida que gestores globais reorganizam suas carteiras e reforçam posições em mercados emergentes, como o brasileiro.

Anúncios

Nesse contexto, o destaque fica com as ações de grandes exportadoras de commodities, como Petrobras e Vale, que subiram mais de 3% na sessão e puxaram o Ibovespa.

Nesta quarta-feira, notícias do Brasil ganharam maior peso sobre o humor dos investidores. Pesquisa eleitoral Quaest divulgada às 14h mostrou que a diferença entre Lula e Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno diminuiu para cinco pontos percentuais.

Anúncios

Nesse cenário, Lula aparece com 43%, contra 38% de Flávio. A distância era de sete pontos em janeiro e de dez em dezembro. Para o mercado, o resultado reforçou a percepção de maior competitividade eleitoral e de uma possível mudança de governo, elevando os ânimos em relação à condução futura das contas públicas.

Nos EUA, também foram divulgados dados relevantes. O relatório de emprego (payroll) mostrou a criação de 130 mil vagas em janeiro, bem acima da expectativa do mercado, de cerca de 70 mil. A taxa de desemprego caiu para 4,3%, enquanto os salários subiram 0,41% no mês e 3,71% em 12 meses.

Os números reforçam a leitura de uma economia ainda aquecida, o que tende a levar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a adiar o início dos cortes de juros.

Em geral, a perspectiva de juros altos por mais tempo costuma pressionar os mercados. Desta vez, porém, parte dos investidores concentrou as apostas no lado positivo dos dados — a força da atividade econômica —, que melhora as perspectivas de resultados de empresas e sustenta o apetite por risco, beneficiando também mercados emergentes.

De volta ao Brasil, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que o atual ambiente de incertezas no país e no exterior reforça a necessidade de a instituição aguardar novos dados antes de iniciar a redução da taxa de juros — hoje em 15% ao ano. Ainda assim, o mercado segue projetando o início do ciclo de cortes em março.

Os investidores também avaliavam uma nova rodada de resultados corporativos. A TIM registrou lucro líquido de R$ 1,35 bilhão no quarto trimestre de 2025, alta de 28% na comparação com o mesmo período de 2024 e acima das previsões do mercado. Papéis de Vale e Petrobras também se destacavam na sessão e ajudavam a sustentar a alta do Ibovespa.

Veja abaixo mais detalhes do dia no mercado.

Dólar

  • Acumulado da semana: -0,64%;
  • Acumulado do mês: -1,16%;
  • Acumulado do ano: -5,50%.

Ibovespa

  • Acumulado da semana: +1,63%;
  • Acumulado do mês: +2,52%;
  • Acumulado do ano: +15,39%.

Fonte: Valor

Talvez te interesse

Últimas

A sinergia entre a TVS Motor Italia e a Exelentia define o caminho para uma mobilidade sustentável e responsável....

Categorias