Anúncios
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores, fechou em alta de 0,41% nesta quarta-feira (3), aos 161.755 pontos, e atingiu um novo recorde. Já o dólar recuou 0,33%, cotado a R$ 5,3125.
Os investidores reagiram a indicadores relevantes nos Estados Unidos e acompanharam a agenda política do país. No Brasil, o desempenho do setor de serviços e os dados sociais do IBGE também ganharam destaque.
Anúncios
O maior foco da sessão foram os novos dados de emprego dos EUA. A folha de pagamento do setor privado caiu de forma inesperada em novembro, reforçando a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) corte os juros básicos na reunião da próxima semana.
O cenário de juros nos EUA ganha um novo capítulo com o fim próximo do mandato de Jerome Powell, presidente do Fed. A expectativa é que Donald Trump indique um sucessor até o início de 2026.
Anúncios
Na agenda de indicadores dos EUA, destaque para os dados de preços de exportações e importações e para a produção industrial de setembro. A S&P Global deve divulgar ainda hoje os índices de gerentes de compras (PMIs) do setor de serviços.
No Brasil, o cenário político segue em destaque. A Comissão Mista de Orçamento deve votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2026, após o adiamento da última sessão.
A tensão entre governo e Congresso aumentou depois que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cancelou a sabatina do indicado ao STF, Jorge Messias, reforçando o desentendimento entre os poderes.
Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado:
Dólar
- Acumulado da semana: -0,42%;
- Acumulado do mês: -0,42%;
- Acumulado do ano: -14,03%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,69%;
- Acumulado do mês: +1,69%;
- Acumulado do ano: +34,48%.
Fonte: Valor