Anúncios
O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, encerrou o pregão desta segunda-feira (23) com perdas, atingindo o menor patamar em três meses.
O movimento foi puxado principalmente pelo recuo nos papéis da Petrobras em meio à queda nos preços do petróleo no mercado internacional e diante de rumores sobre uma eventual mudança em seu estatuto. (veja mais abaixo)
Anúncios
Investidores ainda monitoraram o aumento das tensões na guerra entre Israel e Hamas e seguiram na expectativa por novos dados dos Estados Unidos, que podem trazer sinalizações sobre a economia do país e, principalmente, quais devem ser os rumos das taxas de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
O dólar, por sua vez, também fechou a sessão em queda, após um novo alívio nos rendimentos dos Treasuries (títulos públicos norte-americanos).
Anúncios
Veja abaixo o dia nos mercados.
Dólar
Ao final da sessão, o dólar recuou 0,27%, cotado a R$ 5,0164, no menor nível do mês.
Na última sexta-feira, a moeda norte-americana fechou o dia com baixa de 0,45%, vendida a R$ 5,0302. Com o resultado de hoje, passou a acumular perdas de:
- 0,27% na semana;
- 0,20% no mês;
- 4,96% no ano.
Ibovespa
O Ibovespa, por sua vez, recuou 0,33%, aos 112.785 pontos, no menor patamar desde junho.
O movimento foi puxado pela queda nas ações da Petrobras, de grande participação no índice. Os papéis da companhia caíram mais de 6% (preferenciais, sem direito a voto) e lideraram as maiores perdas da sessão.
A queda nas ações da petroleira veio em meio ao recuo nos preços do petróleo no mercado internacional — o alívio reflete o aumento dos esforços diplomáticos no Oriente Médio para tentar conter o conflito na região.
Notícias de que o conselho de administração da Petrobras também teria aprovado a apresentação de uma proposta de revisão em seu estatuto, que visa eliminar determinadas restrições à indicação de membros para a alta cúpula, também ficaram no radar.
Na última sexta-feira, o índice fechou com baixa de 0,74%, aos 113.155 pontos. Com o resultado de hoje, passou a acumular:
- quedas de 0,33% na semana e de 3,24% no mês;
- ganho de 2,78% no ano.
Fonte: Valor