Anúncios
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou em alta de 0,26% nesta quinta-feira (15), atingindo um novo recorde de fechamento aos 165.568 pontos. O índice foi mais uma vez impulsionado pelas blue chips — ações de empresas grandes, consolidadas e financeiramente mais estáveis —, dessa vez com destaque para papéis do setor financeiro.
O dólar, por sua vez, fechou a sessão em queda de 0,62%, cotado a R$ 5,3680. Os investidores reagiram a uma combinação de fatores no Brasil e no exterior. No cenário doméstico, investigações envolvendo o sistema financeiro mexeram com os mercados, enquanto, fora do país, indicadores econômicos voltaram ao radar dos investidores.
Anúncios
No Brasil, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da CBSF Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A, novo nome social da Reag Trust, administradora de fundos do Grupo Reag.
A empresa esteve no centro da segunda fase da Compliance Zero, deflagrada na quarta-feira (14). O fundador e ex-executivo da Reag, João Carlos Mansur, foi alvo de mandados de busca e apreensão.
Anúncios
Nos Estados Unidos, o foco ficou com os novos dados de pedidos de auxílio-desemprego, que recuaram de forma inesperada na última semana. Segundo informações do Departamento de Trabalho americano, as solicitações caíram a 198 mil no período, ante projeção de 215 mil.
O resultado reforçou a perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) mantenha os juros inalterados no curto prazo.
Ainda na América do Norte, investidores também avaliaram a imposição de uma tarifa de 25% sobre determinados semicondutores por parte do presidente americano, Donald Trump. A decisão, assinada e divulgada na véspera, foi anunciada com base em uma nova ordem de segurança nacional por parte da Casa Branca e tem como alvo semicondutores de alto desempenho.
Por fim, os desdobramentos geopolíticos envolvendo o Irã e a Groenlândia, e as críticas recorrentes de Trump sobre a condução da política de juros pelo Fed também ficaram no radar.
Dólar
- Acumulado da semana: +0,05%;
- Acumulado do mês: -2,20%;
- Acumulado do ano: -2,20%.
Ibovespa
- Acumulado da semana: +1,09%;
- Acumulado do mês: +2,50%;
- Acumulado do ano: +2,50%.
Fonte: Valor