Anúncios
Mesmo fora dos anos de realização dos Censos Demográficos, o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realiza continuamente pesquisas nos domicílios brasileiros como a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), para levantar informações sobre as condições de vida da população, o que é essencial para a definição de políticas públicas eficazes.
É esperado que você tema abrir a porta da sua casa para um desconhecido, por isso fique de olho nas dicas abaixo para se proteger contra possíveis golpes de pessoas mal-intencionadas que fingem ser profissionais do IBGE.
Anúncios
Ao seguir o checklist da segurança, você contribui com esse trabalho tão importante, que gera benefícios à população, sem correr nenhum risco.
Cheque o uniforme oficial
Anúncios
O primeiro passo para identificar um entrevistador do IBGE é o uniforme. Ele usa um colete azul marinho com logomarca, site e telefone do IBGE em branco. Mas o mais importante é o crachá. Ele precisa ter foto do profissional, nome completo e matrícula.
Os entrevistadores também usam um aparelho digital para a coleta dos dados, o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). O equipamento é coberto por uma capa azul e tem um tamanho um pouco maior do que um aparelho celular.
“A utilização do colete, do crachá e do DMC pelo entrevistador do IBGE é obrigatória. Caso o entrevistador, por alguma razão, compareça ao domicílio sem algum item obrigatório, o morador pode solicitar que ele retorne outro dia com o uniforme completo.” orienta o Chefe da Agência do IBGE em Botucatu/SP, Henrique Aguiar Siqueira.