26 abril, 2024

Últimas:

IB sedia evento internacional sobre leguminosas, em Botucatu

Anúncios

Teve início na última segunda-feira e segue até amanhã (5/11), o Simpósio e Workshop Internacional Legume Morfology, que ocorre no Herbário Irina Delanova De Gemtchujnicov (BOTU) e no Espaço de Eventos do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu.

O encontro é promovido pelo Legume Phylogeny Working Group (LPWG) e o simpósio visa apresentar conhecimentos atuais e perspectivas futuras do estudo da morfologia de leguminosas, terceira maior família de plantas com flores, compreendendo cerca de 750 gêneros e 19.500 espécies distribuídas em todo o mundo, que representam quase 10% da biodiversidade global e desempenham um papel ecológico importante nos ecossistemas.

Anúncios

O Simpósio conta com palestrantes de diversas instituições brasileiras e também da África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido. As exposições enfocarão, principalmente, morfologia, sistemática, aspectos reprodutivos e vegetativos das leguminosas. O Workshop tem como objetivo ampliar o trabalho do LPGW e explorar novas ferramentas metodológicas e de compartilhamento de conhecimentos. Para tal, as atividades visam reunir os estudos sobre a morfologia de leguminosas para compilar uma lista de caracteres; definir o cenário para um banco de dados que seja flexível, acessível e possa ser expandido; e compilar um glossário de terminologia morfológica que também será usado no Projeto “Flora do Brasil Online”.

Segundo os organizadores, o encontro representa um marco na história da pesquisa com leguminosas, o que será crucial para apoiar novas propostas de classificação, bem como os esforços de conservação da biodiversidade e cultivo sustentável de plantas desta família, além de possibilitar um ambiente de integração e troca de experiências entre pesquisadores e estudantes de todos os níveis, tanto do Brasil como do exterior. Ainda de acordo com eles, esta é a primeira reunião do LPGW na América do Sul e está sendo realizada em um país em que há 221 gêneros e 2.800 espécies de leguminosas. Os organizadores destacam ainda que o Brasil tem uma longa tradição de pesquisa nessa área e que o evento contribuirá para inserir pesquisadores brasileiros em projetos de escala global sobre esta família botânica. “A equipe do Herbário BOTU considera um privilégio sediar um evento internacional deste porte, com participantes das diferentes regiões do Brasil e do mundo, o que certamente contribuirá para atingirmos a excelência na qualidade do acervo e aumentar a sua visibilidade”, comenta a professora Silvia Rodrigues Machado, docente do Departamento de Botânica do IB e coordenadora científica do Herbário BOTU. Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto de Biociências

Anúncios

Fonte: Assessoria de Imprensa

Últimas

Parte do Imposto de Renda pode ser revertida para doações

Parte do Imposto de Renda pode ser revertida para doações

26/04/2024

A doação de parte do Imposto de Renda para ONGs é uma prática incentivada pelo governo...

Categorias