28 março, 2024

Últimas:

Hugo Calderano conquista o tricampeonato da Copa Pan-Americana de Tênis de Mesa

Anúncios

Em uma decisão “caseira”, Hugo Calderano derrotou o compatriota Gustavo Tsuboi, por 4 a 1 (11/3, 11/5, 11/13, 11/3 e 11/6), e conquistou o tricampeonato da Copa Pan-Americana de Tênis de Mesa, em Guaynabo, Porto Rico. Com o resultado, os dois se classificaram para a disputa da Copa do Mundo em Dusseldorf, na Alemanha, em outubro, porque a disputa na cidade caribenha ofertou duas vagas aos seus finalistas.

– Foi difícil. Creio que a cada partida da competição consegui evoluir. É normal jogar melhor na final do que na primeira rodada. E nunca é fácil jogar contra um companheiro de equipe, ele conhece meu saque, recepção. Estou muito feliz de conquistar mais um título – festejou Calderano.

Anúncios

O sétimo colocado do ranking mundial da ITTF não enfrentou dificuldades para superar o amigo, que ocupa a 40º posição, no confronto realizado em Guayanabo, Porto Rico. E os dois deverão manter seus lugares, já que Calderano defendeu o título e Tsuboi somará só 180 pontos pelo segundo lugar, por defender o terceiro lugar obtido no ano passado, uma pontuação que provavelmente será insuficiente para avançar na classificação.

Além do título, a Copa Pan-Americana foi importante para Calderano mostrar que se recuperou de uma contusão no músculo psoas, na região lombar. O problema físico, sofrido no dia 4 de janeiro, fez com que o atleta retornasse às competições somente nesta Copa Pan-Americana.

Anúncios

O JOGO

Invicto em competições internacionais nas Américas desde 2016 e em busca de sua 39ª vitória consecutiva no continente, Calderano começou arrasador no primeiro set e logo abriu 5 a 0. Enquanto um Tsuboi passivo não conseguiu conter as investidas do adversário que fechou o placar por 11 a 3.

No segundo set, Tsuboi não apresentou uma melhora tanto no saque quanto na recepção para tentar conter os avanços do compatriota. Calderano continuou a atacar com força, cometeu poucos erros e venceu por 11 a 5.

A final foi uma reedição da decisão de 2018, quando Calderano venceu por 4 a 2, e, até por isso, Tsuboi tentou o título também para devolver a derrota. E no terceiro set ele conseguiu anular Calderano. Com uma boa variação no ataque, chegou a perder por 7 a 2 mas no fim ganhou o set por 13 a 11.

Ciente de que não podia deixar Tsuboi empatar o confronto, Calderano não diminuiu o ritmo e recuperou a concentração perdida no terceiro set. Com isso, o atleta voltou a exibir sua superioridade técnica e venceu por 11 a 3.

Como defendia o título, posição de Calderano no ranking não será alterada e ele continuará em sétimo — Foto: Divulgação/ITTF
Como defendia o título, posição de Calderano no ranking não será alterada e ele continuará em sétimo (Fotos: Divulgação/ITTF)

E no último set da partida, Tsuboi abriu 4 a 0 no placar, mas Calderano não permitiu o crescimento do adversário, virou o marcador, fechou o set por 11 a 6 e venceu a decisão por 4 a 1.

– Fico bem satisfeito com o desempenho dos brasileiros. Foi ótimo assistir a uma final brasileira. Analisando o desempenho do Hugo, preciso dizer que estou muito feliz de ver ele com essa saúde. Estou, mais uma vez, impressionado em ver como ele achou o ritmo da competição depois de ter parado um mês! O Hugo tem uma força mental bem especial – disse o técnico de Calderano e consultor técnico da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Jean-René Mounié.

Eliminado por Tsuboi nas semifinais, o americano Kanak Jha terminou em terceiro, após vencer por 4 a 0 (11/4, 11/6, 11/6 e 11/4) o paraguaio Marcelo Aguirre, que perdeu a vaga na decisão para Calderano. Na disputa feminina, a vitória ficou com a porto-riquenha Adriana Diaz que venceu a americana Lily Zhang, por 4 a 2 (11/4, 11/2, 12/10, 7/11, 9/11 e 11/8).

A trajetória de Calderano e Tsuboi até a decisão

Oitavas-de-final

Calderano (7º do ranking) 4 x 2 Jeremy Hazin (CAN – 146º do ranking)

Tsuboi (40º do ranking) 4 x 1 Marko Medjugorac (CAN – 240º do ranking)

Quartas-de-final

Calderano 4 x 1 Horacio Cifuentes (ARG – 66º do ranking)

Tsuboi 4 x 3 Alberto Miño (ECU – 76º do ranking)

Semifiinais

Calderano 4 x 1 Marcelo Aguirre (PAR – 63º do ranking)

Tsuboi 4 x 3 Kanak Jha (USA – 25º do ranking)

Fonte: G1

Últimas

Lifezone Metals fecha colocação privada de US$ 50 milhões em debêntures conversíveis sem garantia

28/03/2024

Anúncios A Lifezone Metals Limited ( NYSE: LZM )tem o prazer de anunciar o fechamento em...

Categorias