Anúncios
O hospital de campanha montado em um hotel de Ourinhos (SP) no início da pandemia de coronavírus teve mudança no atendimento a partir desta quarta-feira (28). Agora, além das internações, a unidade também oferece serviço de pronto atendimento para pacientes com sintomas da Covid-19.
De acordo com a prefeitura, o Hospital Covid-19 está funcionando 24 horas por dia com portas abertas. Com isso, os moradores podem procurar a unidade para receber atendimento sem necessidade de um encaminhamento médico para internação.
Anúncios
“É feita uma triagem na recepção e passada para os médicos que vão fazer a avaliação. Diagnosticando o que está acontecendo, se realmente é quadro de Covid, os pacientes serão orientados e, dependendo do caso, encaminhados para casa ou para ficar na própria unidade”, explica o secretário de Saúde, Donay Neto.
Para a mudança no atendimento, o hospital de campanha foi reestruturado. Nesta quarta-feira, alguns ajustes ainda estavam sendo finalizados do lado de fora, mas os consultórios no saguão já estavam funcionando.
Anúncios
O número de leitos de enfermaria na unidade, que foi implantada através de uma parceria da prefeitura com a Santa Casa no Grande Hotel, continua o mesmo. De acordo com o secretário de Saúde, são 50 leitos, mas agora com mais estrutura e oxigênio chegando direto em todos os quartos.
Já o número de leitos de estabilização aumentou de quatro para oito. Eles servem como semi UTIs, utilizadas antes de transferir o paciente para outro hospital mais equipado. Segundo a prefeitura, foram contratados mais 35 funcionários depois da reestruturação.
Essa mudança no formato de atendimento já era para ter sido feita no início do mês, mas foram necessárias mais adaptações do que a prefeitura previa, inclusive com a instalação de uma mini usina de oxigênio, que já está funcionando.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/A/N/F5BuP6QN6NSWru7hNnBQ/ourinhos5.png?quality=70&f=auto)
Para ‘desafogar’ a UPA
Mais de duas mil pessoas da região de Ourinhos já receberam atendimento no hospital desde que ele passou a funcionar, em abril do ano passado. O custo mensal, segundo a prefeitura, gira em torno de R$ 1,4 milhão, e o estado está repassando R$ 650 mil mensais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/Y/y/Y5BQocS4mBqRfw428uXg/ourinhos1.png?quality=70&f=auto)
De acordo com o secretário de Saúde, a reestruturação do Hospital Covid vai contribuir para desafogar o atendimento na UPA e nos postos de saúde, melhorar e ampliar a capacidade de atendimento das pessoas com Covid e minimizar o máximo possível a transferência de pacientes para UTI.
“A UPA está sobrecarregada, muita gente está indo para lá. Estamos em um período de muitas síndromes gripais que se confundem com a Covid, mesmo alguns sintomas de dengue. Então, para que essa triagem seja feita de melhor forma, a história do hospital de campanha mudar a estrutura foi por conta disso”, completa Donay Neto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/U/g/KkVzsZTyymcAviGkwDAg/whatsapp-image-2020-04-16-at-15.54.09.jpeg?quality=70&f=auto)
Fonte: G1 – Foto: TV TEM/Reprodução