19 abril, 2024

Últimas:

Hospital das Clínicas de Botucatu iniciará Transplantes de Medula Óssea

Anúncios

A medula óssea é o órgão responsável pela produção das células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas) e do sistema imunológico (células de defesa) do nosso organismo. Trata-se de um tecido que ocupa o interior dos ossos, mais conhecido como “tutano”.

Quando algum tipo de doença maligna afeta essas células do sangue (como leucemia ou anemia, por exemplo), o Transplante de Medula Óssea (TMO) é uma das maneiras de reconstituir a medula doente.
Existem diferentes tipos de transplante para o tratamento dos pacientes nessa condição. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) passará a realizar esses procedimentos, com início ainda no ano de 2016.

Anúncios

O Hemocentro do HCFMB dará todo o suporte hemoterápico para os procedimentos. Uma equipe multidisciplinar vem sendo treinada, para que todas as técnicas envolvidas no Transplante de Medula Óssea sejam realizadas no hospital com segurança.

O responsável por coordenar e qualificar essa equipe, deixando-a devidamente apta e capacitada para exercer os procedimentos necessários nos transplantes é o Dr. José Mauro Zanini, diretor técnico do Hemocentro. A equipe tem participado de vários treinamentos em instituições especializadas, o que facilitará o trabalho no início da realização dos transplantes.

Anúncios

Silvio Luiz Neves, coordenador do Hemocentro, diz que com o início dos procedimentos do TMO, as doações de sangue serão extremamente necessárias. “Com o início dos transplantes precisaremos de mais hemocomponentes, principalmente hemácias e plaquetas, para atender as necessidades dos pacientes que passarão por este tratamento. Nosso estoque já está em nível crítico novamente, principalmente os tipos A + e O+. Mais uma vez, apelamos para que população compareça ao Hemocentro e faça sua doação. Tornando esse ato frequente, conseguiremos manter nosso estoque em um nível sempre satisfatório”, afirma Silvio.

Serviço:
O horário de funcionamento do Hemocentro de Botucatu é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 e aos sábados das 7 às 13 horas. Para esclarecimento de dúvidas, o e-mail é doesangue@fmb.unesp.br e o telefone para contato é: (14) 3811-6041, ramal 240, ou 3814-8004.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Últimas

STJ limita coparticipação do plano ao valor da mensalidade

STJ limita coparticipação do plano ao valor da mensalidade

19/04/2024

Em decisão, 3ª Turma do STJ determinou que os valores de coparticipação pagos pelo beneficiário a...

Categorias