20 abril, 2024

Últimas:

Hospital das Clínicas de Botucatu inicia Campanha Nacional de Vacinação contra gripe

Anúncios

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) inicia na próxima segunda, 17, a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe. A vacinação será realizada na Sala de Vacinas do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, e atenderá profissionais da saúde e a população em geral.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do HCFMB também colabora com a ação na primeira semana da campanha vacinando os servidores locais segunda (17) e terça (18), das 12h às 18h, e quarta (19) e quinta (20), das 12h às 21h.

Anúncios

Os grupos prioritários que devem tomar a vacina são: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram a luz recentemente (até 45 dias após o parto),  trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos, pessoas com 60 anos ou mais, população prisional, funcionários do sistema prisional,  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e professores das escolas públicas e privadas, que serão vacinados em etapas.

Segundo a responsável técnica do CRIE do HCFMB, Ivana Gonçalves, pessoas que tiveram alguma reação importante em doses anteriores ou que tenham histórico de alergia a ovo são as únicas que têm restrição para receber a vacina. “O CRIE também dá assistência a essas pessoas. É só nos passar o caso, que verificaremos se realmente não há possibilidade de vacinação”, diz.

Anúncios

O CRIE realiza desde 2012 o esquema de postos volantes. Além das vacinações na sala específica do centro, o procedimento pode ser feito em outros lugares em que há dificuldade de deslocamento de pacientes e profissionais. “No mês de campanha, ao menos uma vez, todas as Enfermarias do HCFMB são visitadas pela nossa equipe. Temos também diversos Postos Volantes nos ambulatórios de Diabetes, de Hepatites, Setor de Transplantes, Hemodiálise, dentre outros. As UTIs, os PSs, a Creche e a Enfermaria de Moléstias Infecciosas são os primeiros setores a serem visitados, de modo que todos os profissionais que estão na linha de frente dessa doença sejam resguardados pelo CRIE”, ressalta Ivana.

Segundo a professora Ilda de Godoy, diretora do CRIE, a importância da vacinação contra a gripe é destacada em inúmeros estudos que demonstram a eficiência da vacina. “É importante reforçar que a alta procura pela vacinação é de extrema importância para a proteção de toda a população considerada de risco para complicações por gripe”, finaliza.

Para maiores informações, ligue (14) 3811-6080 (CRIE).

Serviço:

 Vacina Influenza 2017

Brasil/2017

  • A/Michigan/45/2015(H1N1)pdm09
  • A/Hong Kong/4891/2014(H3N2)
  • B/Brisbane/60/2008

População a ser vacinada

  • crianças entre 6 meses e menores de 5 anos
  •  gestantes
  • mulheres que deram a luz recentemente (até 45 dias após o parto)
  •  trabalhadores da saúde
  •  indígenas
  •  pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos
  •  pessoas com 60 anos ou mais
  •  população prisional e os funcionários do sistema prisional (SAP e outros)
  •  adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas
  •  professores das escolas públicas e privadas

Com Assessoria

Últimas

Vice-prefeita de Bofete e assistente social sofrem tentativa de homicídio em Praça

20/04/2024

Anúncios Na manhã da sexta-feira, 19 de abril, a pacata cidade de Bofete, interior de São...

Categorias