Horário de Verão? Relógios de celulares e computadores adiantam em uma hora e confundem donos

Na virada de sábado (6) para o domingo (8), diversos proprietários brasileiros relataram que os relógios de seus celulares foram atualizados automaticamente para o Horário de Verão e deixou várias pessoas confusas.

Há alguns anos, essa transição seria totalmente normal e sem surpresas. Porém, o Horário de Verão foi extinto pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no início de seu governo, em 2019.

O Horário de Verão brasileiro ficou em vigor por 35 anos ininterruptos e tinha como objetivo economizar energia nos meses mais quentes do ano, adiantando uma hora no período diurno para que as pessoas pudessem aproveitar mais luz solar.

Usuários do Twitter utilizaram a rede para questionar a mudança de horário e expor suas frustrações. Desde 2019, a mudança automática de dispositivos digitais tem causado transtornos e outros desconfortos para algumas pessoas.

De acordo com os relatos, a mudança de horário foi mais comum entre aparelhos antigos que possuem o sistema Android. Os da fabricante sul-coreana Samsung forram os que tiveram a maior incidência.

Não há uma explicação oficial para o ocorrido, mas a alteração automática pode ter relação com um decreto de 2017 que definiu o início do Horário de Verão para começar no primeiro domingo de novembro, batendo com a data deste último final de semana.

Se você foi um dos que teve a alteração de horário automática, para corrigir, basta entrar nas configurações do seu aparelho e desativar as opções de “Data e Hora” e “Fuso Horário” automáticos. Pronto!O Horário de Verão vai voltar? 

Alguns setores da economia são favoráveis ao retorno do Horário de Verão. Um deles é o turismo, em que empresários afirmam que o retorno vai beneficiar a área, já que estender a hora das atividades disponíveis nessa época do ano é um incentivo comercial.

Críticos da administração Bolsonaro também citam a crise energética como um argumento para a volta do sistema. Até o momento o fim da alteração de horário segue em vigor.

Fonte: Tudo Celular

Scroll Up