Anúncios
Nem mesmo uma metrópole acostumada a tufões e tempestades sazonais como Hong Kong conseguiu escapar do caos provocado pelas chuvas excepcionais que atingiram a região nos últimos dias. Nesta terça-feira (5), uma grande inundação forçou resgates de emergência e a paralisações de serviços, e fez as autoridades emitirem pela quarta vez o mais grave tipo de alerta da escala local – em apenas oito dias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2025/3/x/H5YAQQRqyhqHCsOFAHcw/gettyimages-2228585634.jpg)
Até o meio da tarde, segundo o The New York Times, Hong Kong já havia acumulado impressionantes 355 milímetros de chuva, estabelecendo o recorde de maior volume diário no mês de agosto desde o início dos registros, em 1884.
Anúncios
Hong Kong recorded its heaviest August rainfall since 1884, exceeding 350 mm by early this afternoon.
— RenderNature (@RenderNature) August 5, 2025
Floodwaters inundated low‑lying and urban areas including streets in Central, Quarry Bay, Tseung Kwan O, Tai Po, and even parts of Queen Mary Hospital. pic.twitter.com/3Bv1yrjRil
O Observatório de Hong Kong, que emite as previsões meteorológicas da cidade, informou que, anteriormente, a cidade havia emitido no máximo três alertas deste tipo em um ano inteiro.
Em decorrência da forte chuva, o solo ficou encharcado e os bueiros transbordaram. O governo relatou pelo menos uma dúzia de deslizamentos de terra, mas sem relatos de mortos ou feridos.
Anúncios
The black rainstorm warning signal will remain in force until at least 3 pm, following the massive downpour that struck #HongKong overnight and again on Tuesday morning. pic.twitter.com/pgANLzlJDe
— China Daily Asia (@ChinaDailyAsia) August 5, 2025
Além disso, mais de 30 passageiros e 2 motoristas de ônibus foram resgatados de veículos que ficaram presos nas enchentes na região de Tseung Kwan O, no nordeste de Hong Kong.
A cidade ainda cancelou as aulas e permitiu que a maioria dos funcionários de escritório trabalhasse de casa nesta terça-feira. Os tribunais adiaram as audiências e clínicas e hospitais foram fechados. O Aeroporto Internacional de Hong Kong relatou que mais de 100 voos estavam atrasados.
No onsite sessions today during AQIS as Hong Kong is paralyzed by heavy rain and flooding. Feels weird (but also a bit nostalgic) to be back to attending conferences online, just like during Covid. pic.twitter.com/hnDR3Invq5
— Michał Oszmaniec (@MichalOszmaniec) August 5, 2025
Para os próximos dias, a previsão é de mais chuva na região. Inclusive, Hong Kong não é o único local do Leste Asiático a sofrer com o clima extremo. Fortes tempestades também atingiram Taiwan, onde pelo menos cinco pessoas morreram e três estão desaparecidas.
SCENE: Torrential rains hit #HongKong, triggering a black rainstorm warning, the highest level, causing widespread #flooding in car parks, streets, and urban areas like #MidLevels, #Central, and #SaiKung. pic.twitter.com/iiCWMs97hs
— ShanghaiEye🚀official (@ShanghaiEye) August 5, 2025
Na China, o excesso de água deixou cinco mortos em Guangdong no último final de semana e motivou uma operação de busca em larga escala envolvendo mais de 1.300 socorristas.
Na manhã desta terça-feira, quatro rios da província atingiram um nível tão alto que corriam o risco de transbordar, de acordo com informações da emissora estatal chinesa CCTV.
China's meteorological and water resource authorities on Tuesday issued a red alert — the highest-level warning — for mountain torrents in the central and western parts of #Guangdong province, as rainstorms continue to batter parts of the country. pic.twitter.com/22SsFDkwAL
— People's Daily, China (@PDChina) August 5, 2025
Reportagem da Reuters destaca que a China está sendo castigada por chuvas mais fortes do que o normal, com a estagnação das monções do Leste Asiático sobre o norte e o sul, resultando em semanas de caos atmosférico desde o início de julho.

Fonte: Um Só Planeta