12 de agosto, 2025

Últimas:

Hong Kong enfrenta maior tempestade em 140 anos no mês de agosto

Anúncios

Nem mesmo uma metrópole acostumada a tufões e tempestades sazonais como Hong Kong conseguiu escapar do caos provocado pelas chuvas excepcionais que atingiram a região nos últimos dias. Nesta terça-feira (5), uma grande inundação forçou resgates de emergência e a paralisações de serviços, e fez as autoridades emitirem pela quarta vez o mais grave tipo de alerta da escala local – em apenas oito dias.

"Cachoeira" de chuva cai da entrada de uma escada rolante no Yiu Tung Estate, conjunto habitacional público em 5 de agosto de 2025 em Hong Kong, China. — Foto: Getty Images
“Cachoeira” de chuva cai da entrada de uma escada rolante no Yiu Tung Estate, conjunto habitacional público em 5 de agosto de 2025 em Hong Kong, China. (Foto: Um Só Planeta)

Até o meio da tarde, segundo o The New York Times, Hong Kong já havia acumulado impressionantes 355 milímetros de chuva, estabelecendo o recorde de maior volume diário no mês de agosto desde o início dos registros, em 1884.

Anúncios

O Observatório de Hong Kong, que emite as previsões meteorológicas da cidade, informou que, anteriormente, a cidade havia emitido no máximo três alertas deste tipo em um ano inteiro.

Em decorrência da forte chuva, o solo ficou encharcado e os bueiros transbordaram. O governo relatou pelo menos uma dúzia de deslizamentos de terra, mas sem relatos de mortos ou feridos.

Anúncios

Além disso, mais de 30 passageiros e 2 motoristas de ônibus foram resgatados de veículos que ficaram presos nas enchentes na região de Tseung Kwan O, no nordeste de Hong Kong.

A cidade ainda cancelou as aulas e permitiu que a maioria dos funcionários de escritório trabalhasse de casa nesta terça-feira. Os tribunais adiaram as audiências e clínicas e hospitais foram fechados. O Aeroporto Internacional de Hong Kong relatou que mais de 100 voos estavam atrasados.

Para os próximos dias, a previsão é de mais chuva na região. Inclusive, Hong Kong não é o único local do Leste Asiático a sofrer com o clima extremo. Fortes tempestades também atingiram Taiwan, onde pelo menos cinco pessoas morreram e três estão desaparecidas.

Na China, o excesso de água deixou cinco mortos em Guangdong no último final de semana e motivou uma operação de busca em larga escala envolvendo mais de 1.300 socorristas.

Na manhã desta terça-feira, quatro rios da província atingiram um nível tão alto que corriam o risco de transbordar, de acordo com informações da emissora estatal chinesa CCTV.

Reportagem da Reuters destaca que a China está sendo castigada por chuvas mais fortes do que o normal, com a estagnação das monções do Leste Asiático sobre o norte e o sul, resultando em semanas de caos atmosférico desde o início de julho.

Ilha de Hong Kong sob ventos fortes e chuva pesada neste início de agosto (Foto: Um Só Planeta)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Inc., marca líder de mídia e referência para empreendedores e líderes empresariais que moldam nosso futuro, anunciou hoje...

Categorias