Anúncios
Agente ambiental de 57 anos foi atingido por linha cortante na Cohab 1; uso de cerol e linha chilena é alvo de projeto na Câmara Municipal
Um homem de 57 anos, agente de saneamento ambiental, sofreu ferimentos no rosto após ser atingido por uma linha chilena — tipo de linha cortante usada em pipas — nesta quarta-feira, 2 de julho, em Botucatu. O caso foi registrado na Rua 9, na região da Cohab 1, enquanto a vítima retornava para casa após o expediente.
Anúncios
De acordo com informações apuradas, o trabalhador voltava para a casa quando a linha atingiu a região entre os olhos, causando cortes e escoriações. O homem recebeu atendimento e passa bem, mas o episódio reacende o alerta sobre os riscos provocados por linhas cortantes, especialmente em áreas urbanas com grande circulação de pessoas e veículos.
No mês passado, a Câmara Municipal de Botucatu discutiu o Projeto de Lei nº 48/2025, de autoria do vereador Welinton Japa (MDB), que propõe o reforço na fiscalização e conscientização sobre o uso de cerol e linha chilena. A proposta, no entanto, foi adiada a pedido do próprio autor, que alegou a necessidade de revisar dispositivos federais para aprimorar a redação do texto.
Anúncios
Apesar de proibidas por leis estaduais e sujeitas a penalidades, o uso dessas linhas cortantes ainda é comum entre praticantes de pipas, representando risco para motociclistas, ciclistas, pedestres e trabalhadores que circulam em áreas abertas.
O caso deve servir de alerta para toda a população, especialmente neste período de férias escolares, quando a prática de soltar pipa se intensifica.