Anúncios
Um turista holandês foi condenado a 3 meses de prisão por um mal-entendido em Myanmar, um país conservador no sudeste asiático. Klaas Haytema, de 30 anos, foi preso no fim de setembro e condenado nesta quinta-feira por desconectar um alto-falante que tocava música religiosa perto de seu hotel.
Haytema alegou que o incidente foi um simples mal-entendido. “Eu estava realmente cansado naquela noite e acordei com o barulho. Eu estava muito irritado e as crianças estavam tocando música. Eu disse a elas para diminuírem o volume dos alto-falantes antes que eu desligasse o amplificador e elas não entenderam. Por isso eu o desliguei”, afirmou no tribunal, segundo a “Associated Press”.
Anúncios

Em Myanmar (ou Birmânia), insultar uma religião é um delito de ação penal pública. Ele disse em sua defesa que ele não viu quaisquer sinais que identificam o edifício como um centro religioso, segundo o jornal local. Além dos três meses de prisão, o advogado dele, Hla Ko, afirmou à “Reuters” que ele foi multado em 80 dólares, cerca de R$ 260, por violar regulamentos de respeito cultural. O advogado disse que vai recorrer da decisão.
De acordo com o jornal “Washington Post”, em países da Ásia, alto-falantes são frequentemente usados para transmitir mensagens religiosas de mesquitas, templos budistas e igrejas cristãs, muitas vezes em altos decibéis e durante as primeiras horas da manhã ou tarde da noite.
Anúncios
Fonte: Extra