25 abril, 2024

Últimas:

Homem é preso por estupro ocorrido há 11 anos em Agudos após exame de DNA

Anúncios

A Polícia Civil esclareceu na última semana um crime de estupro que aconteceu em 2009, em Agudos (SP). Um homem de 33 anos foi identificado após o cruzamento de dados de exames de DNA. Após a identificação, ele foi preso e levado para prestar depoimento nesta quarta-feira (14).

Segundo a Polícia Civil, na época do crime, a vítima relatou que foi abordada pelo criminoso, que a levou até um matagal localizado próximo ao Conjunto Habitacional (CDHU) de Agudos e a estuprou. Ela tinha 20 anos e estava acompanhada de um sobrinho de 8 anos que presenciou o crime.

Anúncios

Um suspeito chegou a ficar quatro meses preso por ter sido reconhecido pela vítima, mas foi liberado depois que o seu DNA não bateu com o encontrado no material biológico colhido na vítima.

O caso chegou a ser arquivado, mas no ano passado a Justiça autorizou a realização de exames de DNA em 10 mil presos por crimes sexuais em todo o estado de São Paulo.

Anúncios

O autor do crime cumpria pena por tentativa de estupro em Iaras (SP), quando foi colhido o material genético. Com o cruzamento dos dados, foi comprovada a autoria dele no estupro de 2009.

“No confronto dessas amostras coletadas entre os presos de crimes sexuais e o material genético coletado da vítima na época, nós pudemos chegar até o autor. Por isso é importante ressaltarmos o valor de uma prova técnica não só para subsidiar as investigações, como também para o Ministério Público oferecer denúncia como para juiz condenar o indiciado com uma prova praticamente incontestável como é o DNA”, explica o delegado Jader Biazon, responsável pelo caso.

Polícia Civil prende suspeito de estupro ocorrido há 11 anos em Agudos  — Foto: Vanessa Aguiar / TV TEM
Polícia Civil prende suspeito de estupro ocorrido há 11 anos em Agudos (Foto: Vanessa Aguiar / TV TEM)

Prisão

O homem estava cumprindo a pena em regime aberto desde maio deste ano por uma tentativa de estupro em Pederneiras, registrada em 2016. Por isso, a polícia pediu a prisão temporária dele pelo estupro cometido em 2009.

Ele foi localizado e preso na última quinta-feira (8) na casa onde mora, no centro de Agudos. Nesta quarta-feira (14), o homem foi levado para prestar depoimento na delegacia de Agudos.

Ainda segundo o delegado, foi feito o pedido para que prisão temporária seja convertida em preventiva para que o suspeito fique preso até o julgamento. Além dos crimes em 2009 e 2016, o homem já cumpriu pena por outra tentativa de estupro em 2011, também em Agudos.

Delegado Jader Biazon é responsável pelo caso em Agudos  — Foto: TV TEM/ Reprodução
Delegado Jader Biazon é responsável pelo caso em Agudos (Foto: TV TEM/ Reprodução)

Fonte: G1

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias