Anúncios
Animais foram encontrados em condições precárias, com sinais de subnutrição e ambiente inadequado
A Polícia Civil de Botucatu está apurando um caso de maus-tratos a animais registrado em um terreno localizado na Vila Formosa. Três caprinos foram encontrados em condições precárias por agentes do Departamento de Proteção Animal da Prefeitura, que acionaram a Polícia na tarde desta sexta-feira, 11 de julho.
De acordo com o boletim de ocorrência, os animais estavam em um terreno baldio, sem área verde, com acesso apenas a depósitos de água sujos e com larvas. A avaliação veterinária identificou mucosas pálidas, sinais de subnutrição, diarreia e, em um dos animais, sangramento vaginal.
Anúncios
Diante do quadro, os caprinos foram recolhidos e encaminhados a uma propriedade no bairro Chaparral, onde passaram a receber cuidados do Centro de Acolhimento de Animais de Botucatu.
O responsável pelos animais, um homem de 29 anos, foi encaminhado ao 1º Distrito Policial. Em sua declaração, ele admitiu que os animais estavam mal cuidados e afirmou que os mantinha no local, mesmo sem autorização do proprietário do terreno. Alegou ainda que passa por dificuldades financeiras e está em processo de mudança, o que teria comprometido a manutenção adequada dos animais. Segundo ele, os caprinos estavam sob sua responsabilidade havia entre dois e quatro meses.
Anúncios
Foi lavrado boletim de ocorrência com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata do crime de maus-tratos a animais. O caso segue sob apreciação da autoridade policial e poderá resultar em responsabilização judicial do autor.
